A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Jaú recomendou ao prefeito de Bocaina (69 quilômetros de Bauru), José Carlos Soave (PSB), a realização de concurso público para o preenchimento de 18 cargos que, atualmente, são ocupados por funcionários comissionados. O chefe do Executivo tem prazo de 90 dias para atender ao pedido e exonerar todos os ocupantes das funções que foram alvos de questionamento.
No ofício encaminhado à prefeitura, o promotor de Justiça Rogério Rocco Magalhães alega que, ao analisar a lei nº 2.743/13, aprovada recentemente, identificou 18 cargos em comissão que não estão relacionados às atribuições de direção, chefia ou assessoramento e que, por serem de natureza técnica ou burocrática, deveriam ser preenchidos por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos visando garantir a acessibilidade geral.
“Para esta Promotoria de Justiça, todos os cargos supracitados são de natureza técnica e, justamente por isso, deveriam ser providos mediante regular concurso público, em respeito aos princípios norteadores da Administração Pública”, afirma. “Na realidade, a criação desses cargos parece satisfazer apenas interesses particulares ao invés de buscar o interesse público e o atendimento dos princípios constitucionais administrativos”.
(JCnet)
0 comments:
Postar um comentário