2 1365362 62188970 2020VG 300x230 Regeneração da pele acontece em fases diferentes do dia

Pesquisadores alemães descobriram que o maior órgão do corpo humano – e provavelmente um dos mais versáteis –, a pele, tem a capacidade de se adaptar às várias fases do dia, promovendo a autorreparação e regeneração, graças a um relógio biológico que regula a passagem do tempo.

Para o estudo, os investigadores do Instituto Charité, da Universidade de Medicina de Berlim, em conjunto com pesquisadores de um centro de pesquisas de Hamburgo, recolheram amostras de pequenas células da primeira camada de pele (queratinócitos) de pessoas jovens e saudáveis durante diferentes momentos do dia. A análise das amostras revelou que a regeneração da pele acontece em fases diferentes do dia, ou seja, o estudo sugere que a pele se deixa regular por um relógio biológico.

A sua função é definir a altura exata dos vários processos, como a divisão celular, a diferenciação das células e a reparação do DNA na pele, por exemplo. “Se nós percebermos melhor estes processos, podemos direcionar o uso de medicamentos para a hora do dia em que eles trabalham melhor e têm menos efeitos colaterais”, explica Achim Kramer, líder da pesquisa.