08 agosto 2012

Caetano Veloso faz 70 anos e comemora com um novo CD

Foto: Samuel Kobayashi/Creative Commons
Caetano Veloso ao violão
Caetano Veloso ao violão
Caetano na década de 40
O cantor e compositor aniversariou nesta terça-feira (7) e para comemorar a data, chega às lojas o CD “A Tribute to Caetano Veloso”, da Universal Music, que reúne 16 artistas cantando 16 composições do baiano.

Nomes como Beck, Jorge Drexler e Devendra Banhart e nacionais como Marcelo Camelo, Céu e Seu Jorge são alguns dos destaques do disco.
Beck regravou “Michelangelo Antonioni”, faixa do disco “Noites do Norte”, de 2000, enquanto Jorge Drexler deu voz a “Fora da Ordem”, de 1992. Já o cantor americano Devendra Banhart interpreta “Quem Me  Dera”, obscura canção de 1967, ao lado de Rodrigo Amarante.
Caetano na década de 50
O time de atrações internacionais ainda inclui Chrissie Hynde (com “The Empty Boat”), o grupo Magic Numbers (“You Don’t Know Me”) e o cantor espanhol Miguel Poveda (“Força Estranha”).

Entre os brasileiros, há cantoras como Céu (“Eclipse Oculto”), Tulipa Ruiz (“Da Maior Importância”) e Mariana Aydar (“Araça Azul”), e cantores como Marcelo Camelo (“É de Manhã”) e Seu Jorge (“Peter Gast”).
E as comemorações não pararam por aí. O canal VIVA está apresentando desde o dia 4 o especial “Chico e Caetano”. O musical será exibido nos quatro sábados do mês, à 0h, com reapresentação nos domingos, às 19h.
Caetano na década de 60
Com roteiro elaborado por Nelson Motta, direção de Roberto Talma e apresentação de Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso, o programa é um encontro entre amigos e recebe representantes de diversos estilos musicais.

Como artistas convidados participaram 
-- Cazuza
-- Elza Soares
-- Elizeth Cardoso
-- Gilberto Gil
-- Jorge Ben Jor
-- Legião Urbana
-- Rita Lee
-- Maria Bethânia
-- João Bosco
-- Os Paralamas do Sucesso
-- Paulinho da Viola
-- Astor Piazzola
-- Mercedes Sosa
-- Pablo Milanés
-- Silvio Rodriguez

Caetano na década de 70
Exibido originalmente em 1986, “Chico e Caetano” era gravado no extinto Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, e foi ao ar entre os meses de abril e dezembro daquele ano.

Homenagem no Grammy
Ainda em celebração dos seus 70 anos, Caetano que já ganhou dois prêmios Grammy e oito prêmios Grammy Latino, será declarado personalidade do ano na entrega do maior prêmio da música em novembro.
Caetano na década de 90
"É difícil encontrar um homem com tanto talento, paixão e dedicação a seus projetos criativos, tanto na música e nas letras, quanto no social. Ao homenagear Caetano, homenageamos a música brasileira, e esperamos fortemente honrar sua fantástica carreira e música”, disse Gabriel Abaroa, presidente da instituição.

A festa de gala da personalidade do ano do Grammy Latino, que consistirá em um jantar em que artistas e amigos do cantor interpretarão suas canções, será realizada em 14 de novembro, véspera da entrega do prêmio em Las Vegas. A renda da festa será destinada, por decisão de Caetano, à ONG brasileira Viva Cazuza.
Nascido em Santo Amaro da Purificação, com mais de 40 discos lançados, Caetano é considerado o músico brasileiro contemporâneo mais popular e reconhecido. Este ano lançou uma reedição de “Live at Carnegie Hall”, em que documenta um show com David Byrne em 2004, e “Especial”, DVD com Gilberto Gil e Ivete Sangalo.
Jorge Amado
O discípulo de João Gilberto e irmão de Maria Bethânia se apresentará de graça em homenagem a Jorge Amado, no próximo dia 10 de agosto, na mítica Praça da Catedral, em Ilhéus.
A data não é aleatória já que se trata do dia em que o escritor completaria 100 anos. No repertório de Caetano para esta homenagem terá, além de seus sucessos, músicas que remetem a Jorge, como ”A Luz de Tieta”, e “Milagres do Povo”.
(Tribuna)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com