05 agosto 2025

É golpe!

Que nome se dá à intervenção de um país em assuntos internos de outro para favorecer um líder político acusado de ter cometido uma série de crimes, o mais grave dos quais o de abolição violenta da democracia? Só há um nome possível: tentativa de golpe. É o que está em curso no Brasil desde que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, deu início às sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal que julgam Bolsonaro e os demais golpistas de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.


E com base em que Trump faz isso? Ele invoca uma lei do seu país, somente ali existente, que lhe dá poder absoluto para tal. Uma lei que até há pouco só fora aplicada para punir ditadores, terroristas e agentes de segurança autores de sucessivos assassinatos.


Em carta a Lula, Trump ordenou que fosse IMEDIATAMENTE suspenso o julgamento de Bolsonaro sob pena de taxar ao extremo a compra pelo seu país de produtos brasileiros. Depois, anunciou o tarifaço de 50% e a punição de ministros do Supremo.


Na terra de Trump, um condenado pode se candidatar a presidente da República – foi o caso dele. Se eleito, pode governar de dentro da prisão e mais tarde se autoperdoar. Aqui, porém, e na maioria dos outros países, não pode. Bolsonaro já está inelegível até 2030.


Não se enganem: é mais uma escalada na tentativa de golpe.

 

(Blog do Noblat)

 

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com