02 setembro 2025

Toma, vagabundo: 'Sociedade dos EUA começa a reagir à onda antidemocrática de Trump'

Movimentos de resistência à onda antidemocrática nos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump começam a ganhar força, afirmou o colunista Jamil Chade no UOL News - 2ª edição hoje. O jornalista relata que a sociedade americana, apesar da polarização, busca se reorganizar diante do avanço autoritário.

 

Chade destaca que, historicamente, grande parte da população americana nunca precisou lutar pela democracia, o que dificulta a mobilização imediata. Ainda assim, ele observa sinais de organização social e institucional contra as ameaças recentes.

 

A sociedade americana enfrenta uma crise existencial profunda, marcada pelo desmonte do sonho americano e ascensão da extrema direita, segundo o jornalista. Em seu novo livro, "Tomara que você seja deportado", Jamil analisa como o fenômeno Trump acelerou a radicalização política no país.

 

A desigualdade social e econômica é terreno fértil para o extremismo nos Estados Unidos, avaliou o jornalista. Ele ressaltou as diferenças regionais e as dificuldades em convencer populações historicamente excluídas a defender a democracia.

 

Se a democracia nunca privilegiou ou chegou a algumas regiões dos EUA, é muito difícil você convencer aquela população a lutar por ela. Se eles são os abandonados e os grandes perdedores da globalização, é muito difícil você dizer, 'olha, de fato, continue votando por aqueles partidos que te abandonaram e não vote em um charlatão que vai destruir realmente a democracia.

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com