10 outubro 2022

No TikTok: Militantes se descolam de campanhas e falam para milhões

A campanha eleitoral brasileira está pegando fogo no TikTok, a rede social que mais cresce no mundo. A plataforma conquistou os eleitores graças ao engajamento de militantes dos candidatos e de influencers que, normalmente tratam de outros assuntos, mas resolveram se engajar em política às vésperas do 2º turno. Dinâmica, a rede chinesa tira das campanhas oficiais a primazia de pautar o debate entre os usuários e obriga os candidatos a correrem atrás de memes, dancinhas e temas levantados pelos tiktokers, como são chamados os internautas que navegam pela plataforma. Focado em vídeos curtos, o TikTok atrai sobretudo o público jovem e, cada vez mais, pauta os assuntos mais comentados também nas redes “vizinhas”, como Instagram, Facebook e Twitter. Com essa crescente relevância, a plataforma criada em 2019 não poderia ser ignorada pelas campanhas que disputam a presidência, afinal mais de dois milhões de jovens brasileiros de 16 a 18 anos tiraram título de eleitor este ano, um crescimento de 47,2% em a 2018, e esse público, além de votar, pode influenciar o voto de familiares com o material de campanha que circula virtualmente.


Compartilhar:

Outras postagens

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com