11 dezembro 2019

ELAS NO TAPETE VERMELHO: Vestido-manifesto de Mariana Ximenes vai muito além da moda


Mariana Ximenes abriu o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que quase não aconteceu neste ano, com um vestido-manifesto feito por Thomaz Azulay, da grife The Paradise, com estampas de vários cartazes de filmes nacionais. A atriz nem precisava fazer seu discurso de abertura, porque o recado estava dado. Mas ela falou e colocou muito bem o momento pelo qual o cinema nacional está passando, com perda de financiamento e nenhum apoio do governo. A roupa, uma espécie de caftã, vem com colagem de vários cartazes de filmes que tiveram repercussão internacional, incluindo “O Pagador de Promessas”, dirigido por Anselmo Duarte, único a conquistar a Palma de Ouro, prêmio máximo de Cannes, em 1962. “Celebrar a abertura do Festival do Rio este ano é uma vitória para a cultura nacional. O evento é tão emblemático e quase não aconteceu. Mas nos mobilizamos e colocamos o festival na rua. E seguimos lutando. Nosso cinema é tão rico, tão diverso, tão plural. E histórico. E eu trouxe essa história no meu vestido, no palco comigo”, disse em seu discurso. Sem dúvida, o recado fashion dado por Mariana Ximenes com seu look vai muito além da moda. É uma forma de resistência contra a perseguição a produções nacionais relevantes. Coincidência ou não, o vestido foi usado uma semana após a diretoria da Ancine (Agência Nacional de Cinema) retirar de suas paredes vários cartazes de produções brasileiras. O material foi guardado no acervo na instituição.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com