Tóquio se prepara para os Jogos Olímpicos de
2020 com novas soluções de mobilidade. As ideias apresentadas nos últimos cinco
anos começam a ganhar forma, embora a ousadia tenha dado lugar ao que é
possível. Por ser patrocinadora do evento, a Toyota monopoliza os
projetos. A empresa planejava utilizar veículos autônomos em larga escala para
fazer o transporte de espectadores e atletas. No fim, a solução vai se limitar
a algo entre 10 e 20 micro-ônibus elétricos chamados E-Palette. O
veículo tem formato de caixa e comprimento de sedã médio. O teto é alto e há
capacidade para 20 passageiros, com quatro áreas determinadas para cadeirantes.
Takahiro Muta, responsável pelo projeto, diz que o E-Palette só vai circular
dentro da Vila Olímpica a uma velocidade de, no máximo, 19 km/h. As cores e os
grafismos dos faróis, que imitam os olhos de um robô, indicam qual será a
manobra seguinte e emitem alertas aos pedestres. Embora restrito, o
projeto deve ser uma das imagens mais marcantes da Olimpíada. Faz parte de uma
estratégia de marketing: a montadora japonesa ambiciona se tornar uma empresa
de mobilidade para acompanhar as iniciativas de fabricantes europeias e
americanas. Ao assumir essa postura, a sempre conservadora Toyota
confirma que o setor automotivo já enxerga lucro em alternativas que substituem
carros de passeio individuais por meios mais inteligentes de mobilidade urbana.
04 novembro 2019
Reginaldo Monteiro

Administrador do Blog

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