28 dezembro 2018

EDUCAÇÃO: São Paulo avança na alfabetização, mas gargalo persiste no fundamental


As escolas municipais de São Paulo deram um salto na alfabetização em 2018, mas continuam com dificuldade de avançar nos anos finais do ensino fundamental, etapa na qual a maioria dos alunos se forma com desempenho abaixo do nível considerado adequado. As constatações partem dos resultados de dois exames oficiais do município, aos quais a Folha obteve acesso: a Provinha Brasil, que passou a ser aplicada no ano passado às crianças do 2º ano do ensino fundamental, e a Prova São Paulo, que voltou a avaliar as do 3º ao 9º ano após quatro anos de interrupção. Com o diagnóstico em mãos, a gestão Bruno Covas (PSDB) decidiu antecipar a meta de alfabetização da maior parte das crianças para o primeiro ano do ensino fundamental, na idade de seis anos. A meta nacional, até o ano passado, era ensinar as crianças a ler e escrever até o 3º ano (idade de oito anos). Em 2018, o Ministério da Educação decidiu antecipar o processo para o 2º ano do ensino fundamental (idade de sete anos), medida que a rede municipal de São Paulo já havia tomado por conta própria em 2017.
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