22 junho 2016

RIO: Calçada da fama alerta para “doença dos pezinhos”

Nesta semana, foi lançada uma campanha nacional de conscientização sobre a Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), tipo raro de Paramiloidose, doença rara genética e hereditária - transmitida de pais para filhos - que atinge cerca de 2 mil brasileiros. Com o apoio da Pfizer, a ação no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, contou com a exposição de uma calçada da fama com a marca do pé direito do cantor Roberto Leal, em alusão à paramiloidose, conhecida popularmente como a “doença dos pezinhos”. À noite, o Morro da Urca foi iluminado nas cores verde e vermelho, presentes nas bandeiras de Brasil e Portugal, como um alerta aos países que têm a maior prevalência da enfermidade no mundo. Os sintomas da enfermidade, que é diagnosticada principalmente por neurologistas, começam com dormência, formigamento e dor intensa nos pés, além de perda de sensibilidade ao quente e ao frio. Sem um tratamento específico aprovado no Brasil, a paramiloidose requer um acompanhamento multidisciplinar e que conta com o transplante de fígado para minimizar o impacto degenerativo, o que pode levar o paciente à morte entre 10 e 15 anos. “A ideia é alertarmos a população, via campanha, sobre a existência dessa doença e a alta prevalência em luso-descendentes. Queremos alertar para os pontos cruciais que envolvem a paramiloidose: os sintomas nos pés e a questão de acometer mais brasileiros e portugueses”, explica Lavínia Schuler, geneticista e presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).
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