03 maio 2012

Hidrovia no Tietê receberá investimentos de R$ 900 mi


O Ministério dos Transportes vai investir R$ 900 milhões na hidrovia do rio Tietê, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A previsão é de que as obras  inicialmente ampliem a capacidade de carga no Complexo Tietê-Paraná dos atuais 5 milhões de toneladas/ano para até 17 milhões em 2015.
 
O acordo foi assinado na última semana com o Governo do Estado de São Paulo, confirmando um protocolo de intenções assinado ainda no ano passado. De acordo com o ministério, o objetivo das obras é a eliminação de gargalos, melhorando a navegabilidade no rio que corta a capital paulista. Entre os projetos contemplados estão a ampliação de vãos de pontes, melhorias nas eclusas e retificação de canais e dragagem.
 
Esse primeiro Termo de Compromisso prevê o desembolso federal inicial de R$ 42,3 milhões nos próximos meses, nas obras do canal de navegação da Eclusa de Ibitinga, no reforço dos pilares das pontes de Igaraçu do Tietê e da rodovia BR-153.
 
As obras são proteção dos pilares da ponte da SP-425 (Barbosa, Ubarana), intervenção em andamento e com previsão de entrega em dezembro/2012, e proteção dos pilares da SP-333 (Pongaí, Borborema), obra contratada em abril e conclusão prevista para fevereiro/2013. As melhorias visam proteger os pilares contra choques de embarcações e, com isso, garantir a segurança não só do tráfego hidroviário quanto do rodoviário. 
 
Os recursos também serão destinados ao reforço das proteções das pontes da BR-153 (Promissão e Ubarana) e Igaraçu do Tietê e à implantação do novo Canal de navegação de Ibitinga. Estas três obras estão em fase de licitação, segundo o governo estadual. 
 
O convênio tem por objetivo promover a modernização e ampliação da navegação na hidrovia Tietê-Paraná no trecho paulista, com investimento total de R$ 1,7 bilhão. Deste montante, R$ 900 milhões são provenientes do PAC 2 e R$ 800 milhões do Governo do Estado de São Paulo. No início deste ano, a presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Araçatuba assinando os protocolos ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
 
 
 
Modernização
 
O investimento de R$ 1,7 bilhão para modernização da hidrovia Tietê Paraná contempla, ainda, a construção da barragem de Santa Maria da Serra, que ampliará a navegação em 55 km até o distrito de Artemis. O DH já contratou a revisão do projeto básico, a elaboração do projeto executivo e o EIA/RIMA. 
 
Além disso, está prevista, ainda, a extensão de 200 km entre Anhembi até Salto com a construção de cinco barragens. A primeira etapa de investimentos contempla as barragens de Anhembi e Conchas, que estão em fase de contratação de projeto. Já para as barragens de Porto Feliz e Tietê os projetos estão sendo desenvolvidos junto à iniciativa privada e Laranjal está em estudos de viabilidade. A implantação destas barragens possibilitarão a passagem das embarcações neste trecho da hidrovia.
 
As pontes da Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras) e SP-595 (Ilha Solteira, Pereira Barreto) também terão os vãos ampliados, o que permitirá o tráfego de composições de até quatro barcaças. Esta ação diminuirá a viagem em até duas horas por ponte, e reduzirá em cerca de 20% os custos de transportes.
 
O montante contempla também a modernização dos terminais hidroviários de Araçatuba, que permitirá a intermodalidade com a SP-463, e de Rubinéia, com a SP-320 e a Estrada de Ferro – EF 364.  Também está prevista a substituição das pontes da SP-191 sobre o Rio Tietê e Piracicaba por estaiadas. Além disso, serão executadas a dragagem e retificação dos canais de Conchas, Anhembi, Botucatu, Igaraçu do Tietê e Promissão; e melhorias na infraestrutura das eclusas de Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos.
 
O pacote de intervenções previstas para a hidrovia Tietê-Paraná permitirá a atração de cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa o dobro da movimentação de hoje. Em 2011, a hidrovia movimentou 5,8 milhões de toneladas de cargas como milho, soja, óleo, madeira, carvão e adubo.
 
 
 
Pederneiras terá seminário
 
O 1º Seminário de Logística de Transportes do Médio Tietê será em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) no dia 25 de maio, a partir de 9h, no Auditório da Câmara Municipal para discutir o transporte pela Hidrovia Tietê-Paraná.
 
A abertura será às 9h com participação de prefeito, vereadores e autoridades municipais. O primeiro tema a ser abordado, a partir das 10h, será sobre transporte hidroviário e impactos ambientais. Logo em seguida, às 11h, será apresentado estudos técnicos para o transporte hidroviário - contêineres, paletizações, cargas especiais, às 11h30 ZPE e modelos de negócio para redução da carga tributária e Integração Logística Modal – PPP.
 
O seminário tem pausa para almoço ao meio-dia e, retorna por volta das 14h, para discutir melhorias na hidrovia e Distritos Industriais, às 14h30 Perspectivas do Uso da Hidrovia, às 15h30 Polos logísticos multimodais na região, 16h Sistema Aeroviário Regional, 16h30 debates e a cerimônia de encerramento às 17h30. 
(JCnet)

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