20 junho 2016

72 ANOS: Habemos Chico Buarque; assista ao vídeo "O Trono de Estudar"

Músico, dramaturgo, escritor e um dos maiores nomes da música popular brasileira, Francisco Buarque de Hollanda completou 72 anos, neste domingo (19). Nasceu no Rio de Janeiro, em 1944, e começou a sua trajetória profissional ao escrever canções líricas. Posteriormente, na época da ditadura militar, protestou contra a falta de liberdade no país. Em 1965, Chico musicou o poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, para a montagem da peça teatral de mesmo nome que é sucesso até hoje.

Ameaçado pelo regime, auto-exilou-se em Itália em 1969, período em que compôs as canções Apesar de você e Cálice, proibidas pela censura brasileira. Na redemocratização, Chico tornou-se um cronista da vida brasileira denunciando, nas suas composições, aspectos sociais, econômicos e culturais do país, como os menores abandonados, as prostitutas. E cantou os amantes, o tempo, as cidades, as crianças, entre outros. Ao longo da sua carreira, foi parceiro de composição e intérprete de grandes sucessos dos maiores artistas da MPB como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Milton Nascimento, Ruy Guerra e Caetano Veloso.

Entre os prêmios que lhe foram atribuídos estão: Troféu Imprensa, Prêmio Jabuti, Grammy Latino e Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Para além do músico, do dramaturgo e do escritor, há o Chico Buarque político. Atualmente, Chico segue na senda da democracia, tendo participado de variadas manifestações contra o impeachment da presidenta Dilma, assim como apoiado os movimentos sociais como, por exemplo, as ocupações de escolas pelos estudantes secundaristas.

(cronicasdosul.com)
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com