20 junho 2016

OPINIÃO: Valorizar o servidor municipal é melhorar a máquina pública

As pessoas querem e merecem um serviço público que funcione. Isso exige servidores dedicados e preparados para fazer o melhor, com o objetivo de atender as demandas. A prestação do serviço público é das mais importantes atividades para uma comunidade, uma sociedade ou uma nação. 

Nenhum país, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsável pelos diversos serviços colocados à disposição dos cidadãos. 

É intrigante constatar por vezes servidores públicos submetidos às piores condições de trabalho: baixos salários, falta de recursos para executar tarefas, chefias despreparadas, assédios e opressões (inclusive eleitorais).

Não é possível pensar a modernização, a renovação ou a reforma da administração pública sem refletir sobre a necessidade de se dar dignidade à função pública. Uma das impressões mais fortes que se tem, ao examinar a realidade do serviço público é o enorme desperdício de capacidade humana que cerca a máquina administrativa. 

No caso de Pederneiras, com um quadro de aproximadamente 1.200 servidores e um reajuste de 3% em 2015 e 5% em 2016 (para citar apenas um item), a administração municipal fica devendo e muito quanto a valorização do seu contingente de “colaboradores”, como são chamados. Na outra ponta, uma quantidade absurda de cargos comissionados a impor uma média salarial bastante acima da que cabe aos servidores concursados, além do exagero das funções gratificadas, tudo a contribuir para comprometer os recursos municipais e criar desigualdades.

Valorização do servidor municipal concursado, ascensão funcional, carreira, formação e treinamento, premiação por mérito e remuneração condizente com as atividades desenvolvidas são mecanismos essenciais a qualquer administração se preze.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com