07 novembro 2013

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO: Médico é acusado de obrigar mulher a engordar e ela morre

A família da empresária Fernanda Nóbrega, 26 anos, denuncia que um médico endocrinologista tenha sido negligente ao orientar a paciente a engordar e emitido um laudo para que ela realizasse uma cirurgia de redução de estômago. Fernanda foi operada no dia 26 de outubro em Recife (PE) e morreu dois dias depois após complicações. Segundo o marido, Higor Cayo dos Anjos, a mulher abriu uma loja de roupa havia dois meses e teria decido fazer a cirurgia porque se sentia fora de forma para trabalhar com moda, o que a incomodava. Ela procurou diversos médicos do convênio e nenhum aceitou fazer a redução por considerar que a empresária pudesse perder peso de outra forma. Ela tinha 1,62 metros e 80 kg. Em mais uma das tentativas, um cirurgião teria indicado um médico, que emitiu um laudo afirmando que Fernanda não conseguia perder peso e recomendando a cirurgia, além de pedir que ela engordasse 10 kg para a operação.
(R7)
Compartilhar:

FAZENDO ESCOLA: Com Renan Calheiros, Senado tem mais cargos políticos que efetivos

Sob o comando de Renan Calheiros, o Senado passou a ter neste ano mais funcionários admitidos por apadrinhamento do que por mérito. Hoje, nove meses após a posse do peemedebista alagoano, a Casa tem 3.241 funcionários comissionados, nomeados por meio de indicação. Já a folha de servidores efetivos míngua aceleradamente e conta, agora, com 2.991 pessoas. O Ministério Público Federal em Brasília abriu inquérito civil no mês passado para investigar o loteamento partidário nas nomeações de comissionados no Senado. A investigação parte da suspeita de possível abuso na contratação de um "número exacerbado" de indicados, em "prejuízo aos cofres públicos".
(Estadão)
Compartilhar:

Descontraída, Dilma diz que fugas 'infelizmente' não são para namorar

A presidente Dilma Rousseff se diverte com as suas imitações, gosta de charges que a retratem, não descarta fazer curso para ter habilitação de motos e, apesar de às vezes fugir dos seguranças, "infelizmente" não faz isso para namorar. Foi o que ela contou, num momento de descontração, na entrevista concedida na tarde desta quarta-feira, 06, a veículos do Grupo RBS e gravada no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ela voltou a reclamar não poder andar na rua sem o aparato de segurança e disse, mais uma vez, que Brasília "não tem esquina". Apesar de toda segurança, reiterou que continua "fugindo", mas não se estendeu no assunto porque "uma pessoa que foge não fica contando que foge".
(Estadão)
Compartilhar:

Justiça manda Alckmin refazer ação contra cartel

Se quiser receber alguma indenização das empresas acusadas que formar um cartel para fraudar licitações do Metrô e da CPTM, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) terá que refazer a ação proposta em agosto contra a multinacional alemã Siemens. Em decisão tomada na terça-feira, a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, mandou o governo refazer a ação, incluindo outras empresas acusadas de conluio. O pedido original do governo só citava a Siemens e foi tratado como piada nos meios jurídicos. Advogados diziam que a Procuradoria-Geral do Estado criara com a ação uma anomalia semelhante à quadrilha de um homem só: era o cartel de uma empresa só.
(Folha)
Compartilhar:

É a vez deles!

Ele é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil e, apesar da expectativa de cura ser de 90% quando a doença é diagnosticada no início, a prevenção do câncer de próstata ainda é um tabu para a maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada em 2009 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 80% deles não vão ao médico por puro preconceito. Para iluminar essa questão, a SBU, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, lançou esta semana o Novembro Azul, campanha que alerta sobre a importância da prevenção da doença que afeta um em cada seis homens e mata um a cada 36. Para tanto, o presidente da SBU, o urologista Aguinaldo César Nardi, esteve em Brasília no início da semana, onde lançou a edição 2013 do movimento e recebeu a homenagem feita pelo Senado e Câmara dos Deputados à SBU pelas ações de esclarecimento realizadas ao longo dos anos.  O Congresso Nacional recebeu iluminação azul e a campanha teve início em todo o Brasil.
(JCnet)



Compartilhar:

Morre aos 92 anos o ator Jorge Dória

Morreu, aos 92 anos, o ator Jorge Dória, na tarde desta quarta-feira (6). Ele estava internado desde 27 de setembro, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele morreu após complicações cardiorrespiratórias e renais. O corpo do ator será sepultado nesta quinta-feira (7), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O velório, na Capela 1, foi confirmado para a noite desta quarta-feira, de acordo com a viúva do ator, Isabel Cristina Gasparin.
(G1)
Compartilhar:

BOCAINA: Promotoria apura se cargos de confiança são irregulares











O Ministério Público (MP) de Jaú ainda investiga, por meio de inquérito civil, a legalidade da nomeação de 18 cargos de confiança pela Prefeitura de Bocaina. Conforme apurado pelo JC, o município tem cerca de 15 dias para relatar à Promotoria de Justiça qual a atual situação destes cargos. Em setembro deste ano, a Prefeitura de Bocaina responde a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que aponta suposta inconstitucionalidade das leis que embasam essas contratações. Apesar do pedido de exoneração dos cargos feito pela promotoria, a  recomendação final é de que apenas a lei seja revista. Desde então a contratação de cargos de confiança foi proibida. A justificativa das denúncias, que também geraram um inquérito civil no MP de Jaú, era de que os 18 cargos de comissão nomeados na gestão do prefeito José Carlos Soave (PSB), na verdade, tinham atribuições técnicas e burocráticas, por isso deveriam ter sido preenchidas por funcionários de carreira, ou seja, contratados por meio de concurso público e não indicados pelo chefe do Poder Executivo.
(JCnet)
Compartilhar:

05 novembro 2013

Discriminação com negros e moradores de favelas continua

Cerca de 30% dos moradores de favelas brasileiras já sofreram preconceito, afirma a pesquisa Radiografia das Favelas Brasileiras, a primeira do Instituto Data Favela, lançado hoje (4) no 1º Fórum Nova Favela Brasileira. De acordo com o estudo, 59% dos moradores das comunidades concordam que quem mora em comunidades da periferia é discriminado. Para 32% dos que se disseram vítimas de preconceito, a cor da pele foi a motivação e para 30%, morar em uma favela foi o motivo. Para 20%, o preconceito decorreu da falta de dinheiro e, para 8%, das roupas que vestiam. A pesquisa mostra também que 37% dos moradores de favela já foram revistados por policiais, proporção que chega a 65% quando se trata de jovens de 18 a 29 anos. Entre os que já foram revistados, a média chega a 5,8 abordagens na vida. "Temos um lado da presença do Estado que ajuda e outro que mostra preconceito", disse Renato Meirelles, um dos fundadores do Data Favela.
(JBonline)
Compartilhar:

Trio estupra menina de 13 anos e divulga abuso na internet

Uma adolescente de 13 anos afirma ter sido estuprada por três rapazes maiores de idade. Eles teriam dopado a garota na região do Barreiro, em Belo Horizonte. "Eles me deram água e colocaram um comprimido lá. Bebi e nem percebi. Passou uns minutinhos, comecei a ficar doida", disse. A menina conta que os suspeitos tiraram fotos dos abusos e publicaram as imagens na internet. Depois disso, a adolescente diz que não quer voltar para a escola.
(R7)
Compartilhar:

TJ/SP condena Maluf por superfaturar obra


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou nesta segunda-feira, dia 4, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por superfaturamento das obras do túnel Ayrton Senna, quando esteve no comando da prefeitura da capital paulista. O deputado ainda pode recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal). De acordo com a decisão, Maluf está proibido de fazer negócios com o poder público e teve suspensos seus direitos políticos por cinco anos. Com isso, ele está impedido de disputar as eleições de 2014.
(Band)
Compartilhar:

Mais médicos de Cuba poderão ser contratados

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (4) que, se for necessário, poderá assinar um termo aditivo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer mais médicos cubanos, além dos 4 mil já contratados, para participar do programa Mais Médicos. A declaração foi feita após a chegada em Brasília, de um grupo de 215 profissionais vindos de Havana, recebidos pelo ministro no aeroporto. Padilha explicou que a meta do governo é contratar até março do ano que vem 13 mil médicos para o programa, que tem por objetivo reforçar o atendimento básico em cidades do interior e periferias de grandes metrópoles. Até lá, o governo vai "avaliando mês a mês", disse, sem detalhar quantos cubanos poderão vir a mais.
(globo.com)
Compartilhar:

STF pode ordenar prisão de 10 condenados do mensalão na próxima semana

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, avisou aos colegas que o plenário deverá julgar na próxima semana os embargos de declaração de dez condenados por envolvimento com o esquema do mensalão. Se a Corte rejeitar esses recursos e concluir que eles tiveram o propósito de apenas postergar o cumprimento das punições, o tribunal poderá determinar a imediata execução das penas. A Corte poderá inclusive mandar para o sistema penitenciário parte dos réus condenados por envolvimento com o esquema de compra de votos no Congresso. O STF deverá usar as duas sessões plenárias da próxima semana para analisar esses recursos. A expectativa é de que os embargos sejam, em geral, recusados. Se esse for o resultado, estarão sujeitos a começar a cumprir penas o delator do esquema, o ex-deputado Roberto Jefferson, e o deputado Pedro Henry (PP-MT), entre outros.
(Estadão)
Compartilhar:

Psiquiatra diz que a medicina transformou comportamentos normais em doença

A "caixa da normalidade" está cada vez menor e a culpa é do excesso de diagnósticos de doenças mentais, diz o psiquiatra americano Dale Archer, autor do best-seller "Better than Normal", recém-lançado no Brasil com o título "Quem Disse que É Bom Ser Normal?" (Sextante, 224 págs., R$ 24,90). Archer, 57, é psiquiatra clínico desde 1987 e fundou um instituto de neuropsiquiatria em Lake Charles, Louisiana (EUA). Em 2008, ele notou que havia algo errado com os seus pacientes: a maioria dizia ter um transtorno mental e precisar de remédios --só que eles não tinham nada. "Estamos 'patologizando' comportamentos normais. E isso não é só culpa da psiquiatria", disse Archer.
(Folha)
Compartilhar:

BAURU: Tribunal de Justiça decreta multa por espera de leito hospitalar

Uma nova decisão judicial reforça a luta pelo fim das filas de espera por internação em Bauru. Após um recurso apresentado pelo Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Justiça (TJ) decidiu que o Estado, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e o município terão que arcar com multa diária de R$ 100,00 por paciente à espera de um leito. A decisão é em relação ao pedido apresentado pelo promotor de Defesa da Cidadania e Patrimônio Público de Bauru, Fernando Masseli Helene. Ele, porém, havia solicitado penalidade bem maior em caso de a internação não ser concedida: R$ 10 mil diários por paciente. “Se o paciente esperar mais de 24 horas e não conseguir a internação, será cobrada uma multa de R$ 100,00 por dia. Apesar de o valor ser bem menor do que o pedido na ação, é uma vitória muito grande. Mostra que o Tribunal está favorável ao pedido da sociedade”, aponta o promotor.
(JCnet)
Compartilhar:

04 novembro 2013

Faculdades desistem de usar animais vivos em cursos de medicina do país

Embora muitas faculdades de medicina no Brasil ainda utilizem animais vivos em sala de aula, há cursos de graduação no país que abriram mão dessa prática. Segundo essas instituições, o uso de métodos alternativos, como manequins que simulam reações do corpo humano (para aulas de técnicas cirúrgicas) e de softwares (para aulas de fisiologia) hoje já suprem as necessidades de ensino. "Existe um currículo oculto, aquilo que você não ensina na disciplina, mas que ensina nas suas atitudes. O uso de animais vivos em sala de aula dessensibiliza o aluno", diz Odete Miranda, professora da Faculdade de Medicina do ABC, que em 2007 aboliu o uso de animais vivos na graduação em medicina. A decisão, diz ela, foi impulsionada pela lei 9.605, de 1998, que estabelece que a "experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos" é crime quando houver recursos alternativos.
(Folha)
Compartilhar:

Faltas no trabalho mascaram transtornos mentais, diz especialista

Pesquisa baseada em atestados de funcionários de mais de 50 empresas brasileiras mostrou que doenças como lesões do esforço repetitivo (LER) em tendões, músculos, nervos e ligamentos e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) em pescoço, braços, punhos, foram os campeões de dispensas médicas no primeiro semestre de 2013. Os dados da pesquisa estão de acordo com os números do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), porém, especialista afirma que o ranking dos atestados médicos pode mascarar problemas ainda mais graves.
De acordo com o levantamento, depois das doenças por esforço repetitivo, vieram as doenças do aparelho respiratório; nos olhos e ouvido; traumatismo; doenças do aparelho digestivo e, em sexto lugar, doenças do sistema nervoso. A pesquisa analisou um universo de 320 mil pessoas que trabalham em 50 empresas brasileiras, nem todas as pessoas pesquisadas apresentaram atestados médicos. Os dados 
“No ranking ficaram para baixo os transtornos mentais e comportamentais e surgiram outras patologias, como as musculares e as do sistema respiratório. Acredito que estas patologias estão mascarando os transtornos mentais, como depressão, por exemplo”, disse  Bento Toledo, médico e sócio da GTS, empresa de soluções para gestão de saúde em corporações que fez a pesquisa.
(IG)
Compartilhar:

Médicos com diploma estrangeiro começam a atender em unidades básicas de Saúde hoje

Após passar por avaliação e por um período de ambientação nos estados onde vão trabalhar, 2,1 mil profissionais com diploma estrangeiro do Programa Mais Médicos iniciam, nesta segunda-feira (4), o atendimento em unidades básicas de Saúde. Esse grupo foi avaliado durante três semanas por professores de universidades federais e tiverem testados os conhecimentos em língua portuguesa e nos protocolos de atenção básica do Sistema Único de Saúde. Os profissionais que começam a atuar hoje se juntam aos 1,5 mil médicos da primeira etapa do programa que estão trabalhando em regiões carentes, segundo balanço do Ministério da Saúde.
(JCnet)
Compartilhar:

03 novembro 2013

Pederneiras de Fato no "Programa Alerta" da Rádio Cultura; ouça um trecho

Neste sábado (2), o Pederneiras de Fato, pelo seu administrador, participou do "Programa Alerta" da Rádio Cultura. A bancada foi composto dos apresentadores Ilson e Pedro, além do vereador Adriano do Postinho e do provedor da Santa Casa, Mauricio dos Passos. Opiniões se dividiram no mais absoluto respeito, como era de se esperar. Foi um bom momento para demonstrar que a democracia é mesmo a arte da convivência entre pensamentos contrários.

Na oportunidade, esclarecemos um pouco mais a respeito do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de iniciativa popular, cujo objetivo é reduzir o excesso de cargos de confiança na administração de Pederneiras para que se possa investir mais e melhor em áreas prioritárias, como a nossa Santa Casa.

Agradecemos a oportunidade!




Compartilhar:

01 novembro 2013

Tráfico de mulheres movimenta R$ 100 mi; assiata ao vídeo

Jornal da Band teve acesso, com exclusividade, aos detalhes de uma investigação que prendeu parte de uma quadrilha de aliciadores de mulheres para o tráfico internacional de pessoas. Em seis anos, 700 brasileiras foram levadas à prostituição na Angola e em Portugal. O esquema movimentou mais de R$ 100 milhões. Wellington de Souza, conhecido como Latyno, liderava a parte brasileira da organização. Percussionista de uma banda de pagode, ele participava de programas de auditório em emissoras de TV brasileiras. 


Compartilhar:

Contabilidade secreta de empreiteiro sugere pagamentos mensais a políticos

Planilha do empreiteiro Olívio Scamatti sugere pagamentos mensais da Máfia do Asfalto, entre 2011 e 2013, para deputados estaduais e federais, além de prefeitos. Trata-se de um segundo documento que cita políticos, 14 ao todo, ao lado de valores. Nessa quarta-feira, 30, o Estado revelou a existência de uma primeira planilha, com ao menos 9 políticos, apreendida com um contador ligado à organização. Os nomes se repetem nas duas listas. O Ministério Público vê "indicativo de pagamento de propinas". Nomes como os dos parlamentares Cândido Vaccarezza (PT), Geraldo Vinholi (PSDB), Jéfferson Campos (PSD), Otoniel Lima (PRB) e Itamar Borges (PMDB) aparecem com assiduidade no documento encartado aos autos da Operação Fratelli - missão integrada da Polícia Federal e do Ministério Público que desarticulou organização criminosa infiltrada em pelo menos 78 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo para fraudar licitações com recursos de emendas de deputados federais e estaduais.
Compartilhar:

Agenda de Serra causa incômodo a Aécio

Em busca da consolidação da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência em 2014, aliados do mineiro se articulam para tentar frear as movimentações do ex-governador de São Paulo José Serra. Em conversas com o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, emissários de Aécio manifestaram desconforto com a conduta de Serra, que viaja o país com agenda de pré-candidato desde que anunciou sua permanência no PSDB, em outubro. FHC, dizem interlocutores, estaria "surpreso" e "chateado" com o paulista e tem aconselhado Aécio a se posicionar como o nome oficial tucano na disputa pelo Planalto.
(Folha)
Compartilhar:

RS: Mais de 20 crianças vão para hospital após festa de Halloween

Uma reação alérgica à tinta usada na maquiagem de uma festa de Halloween em uma escola estadual do município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, levou 22 crianças ao hospital nesta quinta-feira (31). Os menores pintaram os braços e os rostos com tinta vermelha que, segundo alegam os familiares, não seria a indicada para usar na pele. A Secretaria da Educação prometeu apurar as responsabilidades. As crianças foram levadas de ambulância até o Pronto Socorro da cidade. Todos foram atendidos e liberados. Um boletim de ocorrência foi registrado pelas famílias, que alegam descaso por parte da escola.
(G1)
Compartilhar:

PEDERNEIRAS: Inquérito civil apura autopromoção

O prefeito de Pederneiras, Daniel Camargo (PSB), está sendo investigado pela promotoria da cidade, por meio de um inquérito civil, para apurar se ele faz autopromoção pessoal em atos oficiais públicos no jornal “A Notícia”.

Quem entrou com a representação foi o ex-vereador do município Reginaldo Jorge dos Reis Monteiro. Ele afirmou ter analisado edições do veículo de comunicação durante os meses de janeiro e agosto  deste ano.

Segundo o ex-vereador, de 13 edições do jornal estudadas, Daniel teria sido capa em 10 delas. O material foi  encaminhado à promotora de Justiça Roseany Zanetta Barbosa. Nesta análise, Monteiro ainda apontou que, no mesmo período, o prefeito Daniel Camargo foi manchete 34 vezes e teve 164 fotos publicadas. São representados no inquérito civil a Prefeitura Municipal de Pederneiras e Camargo.

Para Monteiro, o prefeito não estaria cumprindo dispositivos previstos na Constituição, que veda na publicidade oficial de atos oficiais a promoção pessoal de um agente político.

Apuração

O prefeito vai ser notificado pela promotoria para, no prazo de 30 dias, prestar informações e esclarecimentos necessários a respeito dos fatos narrados na representação, informar os valores pagos ao jornal “A Notícia” para a publicidade dos atos oficiais, bem como o contrato firmado com a empresa e fornecer as notas fiscais.

Também deverão ser apresentados ao MP a cópia de todos as licitações, dispensa, inexigibilidade, destinados para tais propagandas, incluindo outros meios de comunicação, realizados nos últimos 12 meses.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pederneiras ontem à tarde e obteve a informação de que a notificação do inquérito civil já chegou ao gabinete do prefeito Daniel Camargo no início desta semana. O chefe do Executivo não teria recebido o documento em mãos porque não está na cidade.

Em nota, a assessoria informou que “a Prefeitura Municipal de Pederneiras tem contrato “licitação” com o Jornal “A Notícia” há anos, para divulgação de prestações de contas, atos e informes institucionais e textos de interesse público”.

Com relação ao inquérito, foi informado que a Prefeitura se manifestará “no momento oportuno”.
(JCnet)
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com