Na primeira semana do segundo turno, o governo anunciou uma
medida econômica por dia para alavancar a campanha de reeleição de Jair
Bolsonaro (PL). A iniciativa atende a um pedido do presidente, que horas após o
resultado das urnas cobrou empenho eleitoral de ministros e secretários. Os
anúncios oficiais têm custo bilionário: movimentam cerca de R$ 15,7 bilhões, de
acordo com cálculos de técnicos do governo. A cifra não leva em conta as
promessas de campanha, como o 13º para mulheres no Auxílio
Brasil, que só poderia ser colocado em prática em 2023 e não tem previsão
orçamentária. A lista abrange alterações de calendário, uso de sobras de
recursos de programas sociais e ações de bancos públicos. A Caixa anunciou
a renegociação de dívidas com desconto de até 90% para pessoas
físicas e empresas, com potencial de chegar a R$ 1 bilhão, além de ter
reduzido juros para micro e pequenas empresas apenas no mês de outubro. O
Ministério da Cidadania informou que vai incluir mais de 500 mil pessoas no
Auxílio Brasil, que passará a contar com crédito consignado a beneficiários
ofertado por 11 instituições e a Caixa.
0 comments:
Postar um comentário