Depois do
aumento da gasolina, da conta de luz e dos alimentos, o ano de 2022 deve ter
mais um fator de pressão no orçamento dos brasileiros e na inflação: o reajuste
das tarifas de transporte público. Durante a pandemia, o aumento no preço do
diesel, a redução do número de passageiros transportados e a pressão por
reajustes salariais de motoristas e cobradores colocam as prefeituras diante de
uma equação difícil de resolver: repassar o aumento de preços para a população
ou subsidiar o transporte. Segundo as empresas de transporte urbano, o déficit
acumulado na pandemia chega a R$ 17 bilhões. Se o reajuste fosse passado
integralmente ao consumidor, isso significaria um aumento de 40% a 50% nos
preços das passagens, o que é considerado inviável tanto do ponto de vista
político como econômico. Com uma inflação acumulada de 10,25% em 12 meses até
setembro, o reajuste de tarifas de ônibus, metrô e trem pode pressionar ainda
mais o IPCA no próximo ano. De outro lado, conceder subsídio poderia afetar as
contas públicas de prefeituras.
08 novembro 2021
Reginaldo Monteiro

Administrador do Blog

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