12 abril 2016

HIGIENE: Sete itens do dia a dia que são mais sujos do que imaginamos

Todos nós sabemos que os banheiros públicos, ônibus e metrô não são os locais mais limpos e que é preciso lavar as mãos depois de utilizá-los. Mas há outros itens com os quais estamos em contato praticamente todos os dias que escondem muita sujeira e bactérias. O site Pure Wow listou sete itens quotidianos que são mais sujos do que se imagina e que precisam mesmo de uma limpeza:
1. As almofadas da cama. Acumulam sujeira, gordura, bactérias da pele e até as células mortas, bem como alguns vestígios de saliva. Uma lavagem semanal pode ajudar, mas os especialistas recomendam que as substitua a cada seis a 12 meses.
2. Caixa das lentes. Este pequeno recipiente é o habitat perfeito para bactérias, por isso deve substituí-lo a cada dois meses.
3. Acessórios que usa para fazer limpezas. Esponjas, panos de limpeza, escovas, esfregões, até podem servir para as limpezas, mas isso não quer dizer que estejam limpos – pelo contrário. Depois de cada utilização lave muito bem estes utensílios e deixe-os secar completamente. As esponjas devem ser trocadas semanalmente (ou pode levá-las ao microondas molhadas por 30 segundos) e os panos de limpeza devem ser lavados com água quente.
4. Carpetes e tapetes. Em média, uma pessoa perde cerca de 1,5 milhões de células de pele por hora. Se acrescentar isso a sujeira que trazemos nos pés e até o pelo de um animal de estimação, imagine a quantidade de bactérias que os seus tapetes e carpetes armazenam.
5. Carro. A própria ventilação do carro traz germes para dentro do veículo, alguns ficam armazenados no teto e no painel do carro, que por sua vez, como geralmente passa muito tempo a receber luz solar diretamente se torna no habitat ideal para as bactérias se multiplicarem. Desinfete o seu carro semanalmente para eliminar as bactérias.
6. Roupa lavada. Pode parecer estranho mas provavelmente a roupa bem-cheirosa que acabou de lavar está contaminada com a bactéria E. coli que pode ter ficado da carga anterior. Todos os meses ponha a máquina vazia a fazer um ciclo a alta temperatura.
7. Roupa nova. Se pensar no número de pessoas que experimentou antes de si o par de calças novo que você comprou, não será uma surpresa que nele existam vestígios de secreções respiratórias, suor e até de fezes. Por isso é que é tão importante lavar sempre a roupa nova antes de a usar.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com