O cenário de inflação alta, crédito escasso e renda comprometida está
fazendo a parcela da população brasileira que ascendeu para a classe C comprar
menos nos supermercados neste começo de ano do que nos últimos seis meses. E a
percepção para o primeiro semestre de 2015 não é nada animadora: o carrinho de
compras deve continuar encolhendo. Estes são os primeiros resultados de uma
pesquisa inédita, chamada O Bolso do Brasileiro, que o Instituto Data Popular,
especializado na classe C, acaba de concluir. Já segundo a Nielsen, empresa
especializada em pesquisar hábitos dos consumidores, diante deste cenário de
comprometimento de renda, endividamento e inflação, a classe C é a mais afetada
em sua vida financeira, já que apresenta em média um gasto 15% superior à sua
renda mensal. Levantamento recente da Kantar Worldpanel, outra companhia
especializada em pesquisar as tendências de consumo, mostrou que as classes C e
D/E já diminuíram em cerca de oito vezes o número de idas aos pontos de venda,
enquanto a classe A diminuiu apenas quatro vezes. Pela metodologia do Data
Popular, as famílias da classe C têm renda média de R$ 2,9 mil e, nos últimos
anos, passaram a consumir produtos e serviços antes inacessíveis. O
levantamento foi feito entre os dias 18 e 29 de janeiro em 150 cidades do país
e foram entrevistadas 3.050 pessoas.
(O Globo)