10 dezembro 2014

Motocicletas terão de ter ABS ou CBS a partir de 2016

A exigência do ABS chegou às motocicletas. Publicada hoje, a resolução 509 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) torna obrigatório o sistema antitravamento de freios em motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos novos a partir de 2016. O documento dá a opção do fabricante instalar este ou o CBS, sistema combinado de freios. A aplicação de um dos equipamentos será de forma gradativa. Pela resolução, no primeiro ano de vigência da norma, por marca, 10% das motocicletas novas produzidas e vendidas no país terão de ter ABS ou CBS. No ano seguinte esta exigência passará para 30% e para 60%, em 2018. A partir do dia 1º de janeiro de 2019, todos os modelos terão de sair com um dos dois itens. Os dois dispositivos são comuns em marcas de luxo (como Harley-Davidson, Ducati e Triumph) e em modelos de alta cilindrada. Mas as motos mais baratas geralmente não têm estes itens de segurança — ou são oferecidos como opcionais. Pela medida, as motos abaixo de 300cm³ obrigatoriamente terão que ter o CBS de fábrica e oferecer o ABS como opcional. Acima dos 300cm³ será obrigatório o ABS. O ABS, sigla em inglês para Anti-lock Braking System (sistema antitravamento de freios), evita que as rodas travem em uma freada brusca. Desta forma, o condutor tem mais controle sobre o carro ou a moto e tem mais condições de manter o veículo na trajetória. O ABS se tornou obrigatório em todos os automóveis vendidos no Brasil em janeiro deste ano, juntamente com o airbag duplo frontal. Já o Combined Braking System (algo como sistema de freios combinados), o CBS, reparte a força da frenagem entre as rodas da frente e de trás. A Abraciclo, entidade que representa os fabricantes do setor, aprovou a resolução do Contran, mas não comentou sobre aumento de custos ou no preço dos modelos. Segundo o diretor executivo da associação, José Eduardo Gonçalves, a medida é “uma conquista para o segmento de duas rodas”.
(O Globo)
Compartilhar:

Outras postagens

Copyright © 2025 Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com