28 dezembro 2014

A omissão dos pais no estudo dos filhos

Quando, por quanto tempo e de que forma os pais valorizam a educação de seu filho em todas as suas vertentes? Qual o vínculo mantido na relação com o filho, a forma e estratégia de comunicação em casa ou em relação à escola e ao retorno sobre o que se aprende ou não em sala de aula? Um estudo que partiu de pesquisa qualitativa de observação da relação entre pais e filhos em casa e na escola tentou desvendar e discutir essas questões. O ponto que mais chama a atenção é universo majoritário de pais omissos em relação aos estudos do filho, nem valorizam e nem mantêm vínculos com os pequenos em casa. O grave da questão é que o estudo, realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e Ibope Inteligência, confirma o imenso abismo no processo de alfabetização e formação de cidadãos, além de escancarar o distanciamento das relações afetivas dentro de casa. Ambas as deficiências – de não valorização dos processos educacionais e de ausência de vínculos familiares – “fortalecem” as feridas comportamentais e de constituição de valores, princípios, que vão cedo ou tarde diluir ainda mais as fragilidades intrafamiliares e de convivência exercidas na rua, no convívio social.
(JCnet)
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