Foram registrados 753 atendimentos, até as 16h40m, a queixas
relacionadas ao Black Friday pelo Procon-SP. Os principais problemas relatados
foram produto ou serviço anunciado indisponível, sites intermitentes (falha na
página), e mudança de preço na finalização da compra. Estes registros somam 78%
das demandas registradas. As empresas que somaram mais reclamadas são B2W
(Americanas.com, Submarino e Shoptime), Saraiva, e Nova Pontocom
(Pontofrio.com.br, casasbahia.com.br, e extra.com.br). Juntas, elas representam
71% do total. "Apesar dos avanços, os resultados da madrugada mostraram
que algumas grandes redes de varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013.
Respeitar o consumidor é obrigação das empresas. As companhias serão multadas
pelas irregularidades cometidas", destaca o diretor executivo do Procon-SP,
Alexandre Modonezi. A Cnova, empresa formada pela união da Nova Pontocom e
Cdiscount, informa que tomou conhecimento pela imprensa a respeito do ranking
divulgado pelo Procon-SP sobre o Black Friday 2014. A companhia diz ter
recebido a notícia com surpresa, "já que até as 14h desta sexta-feira
tinha recebido, se somadas todas as marcas operadas pela Cnova, 24 reclamações
do órgão a respeito do tema. Reforçou, ainda, que desde o início do Black
Friday e até o momento, não foram apresentados problemas técnicos em relação
aos sites da empresa. A B2W disse que não vai se manifestar a respeito. Segundo
a Saraiva, sobre as queixas de que o iPhone 5C estava indisponível para compra,
a empresa informou que o produto não estava na promoção na loja física, apenas
no site, onde ainda está disponível.
(O Globo)