24 maio 2014

Redes sociais se consolidam como um novo mercado para a política

Nesta semana, o blogueiro Jeferson Monteiro, criador do perfil fake no Facebook "Dilma Bolada", que conta com mais de 1 milhão de curtidas - enquanto o oficial tem pouco mais de 500 mil - denunciou que uma agência de publicidade teria tentado comprar a página para torná-la favorável ao PSDB de Aécio Neves, e não mais à presidente Dilma Rousseff. O caso ganhou incrível repercussão e reacendeu a discussão sobre a importância das redes sociais como ferramenta política e diferencial para as eleições. "Está se formando um mercado de identidades virtuais por meio de blogs e páginas nas redes sociais. Sabemos que há centenas deles, com diferentes níveis de acesso, mas que ainda não estão precificados, não tem um valor de mercado. Quando tiver início uma formalização deste processo, terão preço. Essa questão com o perfil da 'Dilma Bolada' começou a marcar um valor, exatamente porque a imagem que o criador formou atrai as pessoas e potencializa a informação, no sentido do emissor pro receptor", defende o cientista político e professor da Unicamp Valeriano Costa. O especialista afirma que o processo tende a se expandir. "É um novo mundo se abrindo, tem uma importância crescente. A internet multiplicou e difundiu a figura de identidade. As páginas têm um número gigantesco de acessos e o Brasil é um dos países com mais acessos dessas páginas no mundo. Se isso não for decisivo nas eleições deste ano, nas próximas pode ser ainda mais relevante", aponta. "Não é à toa que os meios de comunicação tradicionais estão sendo pressionados e os jornalistas criando sites. Não se sabe até onde vai esse movimento, mas é claramente marcante", completa.
(JBonline)
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