31 março 2014

Campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada repercute internacionalmente

Sites internacionais de notícias - como o do jornal norte-americano "The Huffington Post", o do francês "20 minutes", o do italiano "La Reppublica" e o do grego "iefimerida" - divulgaram neste final de semana a campanha brasileira Eu não mereço ser estuprada, contra o abuso sexual e o machismo. O movimento #EuNaoMereçoSerEstuprada (e sua variável #EuSouMinha) começou nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr, após a pesquisa do Ipea (Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada, do governo federal) indicar que 65% dos entrevistados acreditam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. A comunidade, formada assim que foi divulgado o resultado da pesquisa, na última quinta-feira (27), já tinha 35,7 mil inscritos na manhã deste domingo. Mas, ao mesmo tempo que a campanha ajudou algumas mulheres a compartilhar que já foram vítimas e mostrou que parte da população luta contra o machismo, o sexismo e a misoginia no país, a popularidade do movimento reforçou a postura retrógrada daqueles retratados na pesquisa. Na comunidade, muitos homens estão à vontade para ridicularizar a proposta de combate ao estupro e uma das incentivadoras do movimento online recebeu ameaças de estupro após a iniciativa. "Amanheci de uma noite conturbada. Acreditei na pesquisa do Ipea e experimentei na pele sua fúria. Homens me escreveram ameaçando me estuprar se me encontrassem na rua, mulheres escreveram desejando que eu fosse estuprada", escreveu ela no Facebook.
(Bol)

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