Em se tratando de eleições, tudo tem a sua época. As impostas pela legislação eleitoral e as normais do dia a dia político. Três etapas a serem cumpridas: escolha de candidatos, definição de coligações e convenção.
Em Pederneiras, ao que tudo indica, martelos partidários estão sendo batidos quanto ao anúncio dos preferidos.
O PSDB e seus aliados devem mesmo definir o nome de José Eduardo (o Zé da Purina), que como um cometa conseguiu densidade popular, colocando-se em condições reais de disputar a prefeitura. A casa parece estar tranquila. Zé deve mesmo ser homologado candidato a prefeito em convenção e poderá ter como companheiro de chapa o vereador Joãozinho da Farmácia, também tucano.
O PSB e as siglas que o cercam - inclusive o PV, que passou de principal a coadjuvante – definiu, ao que tudo indica por imposição do médico César Camarinha, o nome de Daniel Camargo. Daniel, fiel escudeiro de César, deverá ser a tentativa de continuidade ao projeto de sustentação dos Camarinha de Marília, que por lá se desgastam com histórias de corrupção. O experiente Juarez Solana (PV) já não resiste ao que lhe resta: ser vice do novato Daniel.
Por outro lado, Val Grana (DEM) tenta viabilizar-se politicamente para a disputa. Ao que parece, sem aliados, o ex-vice de Ivana Camarinha (PV), que foi simplesmente colocado de escanteio sem direito sequer de esquentar a cadeira que tinha direito na prefeitura, tem visíveis dificuldades para costurar a trajetória. Val imagina vir a ser uma espécie de terceira via na disputa. Resta saber se conseguirá.
É época de trabalhar nos bastidores costurando ainda alianças, consolidando apoios e votos. Estamos a 21 dias da data limite para a realização das convenções partidárias que vão oficializar os candidatos.
(Editorial publicado no jornal Folha da Terra deste sábado, 09/06)
0 comments:
Postar um comentário