Competir com a Havaianas é dureza. Afinal, a marca é líder no mercado de chinelos e está a anos-luz de distância dos demais concorrentes. O Grupo Amazonas, especializado em produtos à base de borracha, achou que valia a pena, ao enxergar um nicho de mercado pouco explorado: o de chinelos com apelo sustentável. Nascia, assim, a Amazonas Sandals, lançada em junho no mercado europeu e em setembro no Brasil.
O nome em inglês e a decisão de lançar a marca primeiro no exterior poderiam ser um indício de que a Amazonas Sandals surgiu com foco no exterior. Mas, segundo Ariano Novaes, diretor de marketing da empresa, o objetivo é mesmo crescer no mercado doméstico.
“O nome Amazonas é muito Brasil, e criamos um produto que aposta em estampas com motivos e cores da Floresta Amazônica, aliando design e conforto”, afirma.
Mas os números confirmam a intenção de internacionalizar a marca: 35% da produção da Amazonas Sandals têm como destino o mercado externo. Os principais compradores são Itália, França, Austrália, Croácia, Estados Unidos e até Cuba, mas a empresa exporta também para países asiáticos como China, Japão e Coreia do Sul. Em um contexto de crise, pode parecer temerário apostar no mercado europeu, mas Novaes vê oportunidade de crescimento em meio às turbulências internacionais.
“A crise é muito subjetiva. Nós tivemos uma boa recepção quando lançamos o produto, em junho. É a novidade, tem o apelo do design e da sustentabilidade. O cliente se motiva a comprar”, diz o diretor de marketing da marca.
(Fonte: IG)
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