Duas pessoas morreram por botulismo após consumirem salsichão na região noroeste do Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Em nota, a pasta informou que "o produto está relacionado com quatro casos de botulismo em Alto Piquiri e Iporã", comprovados por exames clínicos, e que em três deles há "histórico de ingestão do produto". As autoridades sanitárias ainda aguardam os exames laboratoriais dos pacientes, que devem ficar prontos na primeira quinzena de março.
A Secretaria de Saúde do Paraná interditou todos os lotes do Salsichão Piquiri, fabricados pela Indústria de Carnes e Frios Richter, de Alto Piquiri (637 km de Curitiba). Outras dez pessoas com sintomas da doença estão sendo acompanhadas. A primeira morte suspeita ocorreu no dia 25 de janeiro. Neste caso, porém, não houve registro de consumo da salsicha por parte do paciente.
A segunda vítima morreu no dia 20 de fevereiro, uma semana após apresentar sintomas da doença. Um paciente encontra-se internado em estado grave na cidade de Umuarama, e outro já teve alta hospitalar após receber soro antibotulínico. Os três haviam ingerido o produto suspeito de estar contaminado pela toxina causadora da doença.
Equipes da Vigilância Sanitária de municípios das regiões noroeste e oeste do Paraná já apreenderam aproximadamente 400 quilos do produto no comércio. A empresa também recolheu salsichas nas cidades da região, mas o advogado Ângelo Aparecido Degan, que representa a indústria, não soube informar a quantidade.
Degan disse que a indústria suspendeu a produção da salsicha. "Não foi por recomendação da Secretaria de Saúde, mas uma decisão administrativa da empresa", afirmou.
O advogado não informou se a empresa prestará alguma assistência aos pacientes. Segundo ele, a direção da indústria só vai se pronunciar sobre isso se os exames laboratoriais confirmarem a contaminação do produto.
SINTOMAS
Os principais sintomas do botulismo são visão turva, visão dupla, saliva grossa, insuficiência respiratória, dificuldade para falar e engolir, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, vertigem, tontura e paralisia, que podem ocorrer entre 12 horas e dez dias após a ingestão do alimento contaminado.
O tratamento é feito com soro específico.
(Fonte: Folha)
0 comments:
Postar um comentário