18 fevereiro 2012

CIÊNCIA: Aquecimento global torna aves mais promíscuas


Cada dia que passa fica mais difícil para que pássaros consigam encontrar o parceiro ideal, e as mudanças climáticas não estão ajudando. Tanto que pesquisadores descobriram que ocorre um aumento na ‘taxa de divórcio’ destes animais quando o clima começa a ficar bagunçado. De acordo com Carlos Botero, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a imprevisibilidade do clima faz com que os pássaros troquem ainda mais de parceiros.

Carlos Botero chegou a conclusão de que a troca de parceiros aumenta cerca de 10% quando as espécies de pássaros então em um ambiente completamente imprevisívelm ou seja, quando os períodos e frequências de estação seca e chuvosa não são consistentes. 

O pesquisador compilou dados de diversos estudos sobre centenas de espécies de animais, como andorinhas, falcões, pardais, gaivotas e patos. Depois, combinando os dados sobre infidelidade com dados sobre chuva e temperatura no habitat destas espécies, Botero concluiu que pássaros que vivem em climas que variam mais tendem a trair mais.

Troca de parceiros e infidelidade são fatos comuns na maioria das espécies de pássaros, que dividem o ninho com um parceiro por alguns meses ou anos, mas podem ter filhotes fora do ‘casamento’, ou mudam de parceiros de uma temporada de acasalamento para outra. Porém de acordo com o estudo da Universidade da Carolina do Norte, publicado no periódico científico Plos One, a troca de parceiros está sendo intensificada.

(Fonte: IG)
Compartilhar:

Outras postagens

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com