16 dezembro 2014

PEDERNEIRAS: Exposição marca 100 anos da construção do Castelo Furlani

O Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário” de Pederneiras recebe, durante todo o mês de dezembro, a exposição “Castelo Furlani: 100 anos de sonhos”, que conta um pouco da história do castelo construído pela Família Furlani em 1914, e que está completando 100 anos. A exposição conta com dezenas de fotos, reportagens de jornais e revistas e histórias do castelo resgatadas pelo historiador Rinaldo Toufik.

Em 1908, o austríaco Fausto Furlani, teve a ideia de construir um castelo numa terra cercada de índios, quando uma pequena casa habitada apenas por ele e sua mulher recebeu uma parte das famílias Furlani e Colati, incluindo o pai de Fausto, Leonardo Furlani. Construir mais uma ou duas casas ou mesmo ampliar a já existente em Pederneiras não pareceu uma ideia atraente para famílias acostumadas a viver entre os castelos da região de Trento, na Europa. O caminho mais “simples” foi construir um castelo. O local era propício. A pequena casa, que viu crescer ao seu lado um castelo, ficava próxima da água.

O terreno, em declive acentuado, completava a paisagem. A área total para a construção era de pouco mais que um hectare. O castelo começou a ser construído em 1911, com cimento importado da Alemanha e telhas de Marselha, França. Fausto Furlani, que era engenheiro, quase não participou da construção do castelo. Ele foi o responsável pelo desenho da planta, mas passava a maior parte do tempo a procura de materiais para a construção.

O pai, Leonardo Furlani, mestre de obras, e os irmãos trabalhavam na construção efetiva do prédio. Aos poucos, à medida que as paredes iam subindo, a região já começava a se transformar. Até mesmo a paisagem foi modificada. As árvores nativas foram substituídas por plátanos e araucárias, plantas que até então só eram encontradas, no Brasil, na região Sul. Na época, ainda como um dos últimos locais “civilizados” antes do sertão para o oeste, Pederneiras sofria com a constante presença de bandidos. O castelo foi construído dentro de alto padrão de segurança. Uma porta de madeira muito resistente e uma ponte levadiça no acesso ao 1º andar garantiam a segurança dos moradores. 

A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h.
(JCnet)
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com