Tem muita gente levando a sério a brincadeira de
produzir cerveja artesanal. O número de rótulos não para de crescer e, neste
ano, uma microcervejaria mineira faturou a World Bier Cup, a Copa do Mundo das
Cervejas. A melhor cerveja do mundo, quem diria, é mineirinha e foi escolhida
entre 5 mil receitas, em um dos mais disputados concursos do mundo, nos Estados
Unidos. Há sete anos, a microcervejaria fazia 500 litros por mês. Hoje, são 60
mil litros. Tudo com tecnologia nacional. A empresa, que já exporta para a
América do Norte, até novembro vai quadruplicar a produção. Investiu quase R$
40 milhões. "A gente já está investindo em duas novas fábricas, inclusive
fora do país, no estado da Califórnia, em San Diego", anuncia Tiago
Carneiro, sócio-proprietário da empresa. O mercado tem se profissionalizado,
ganhado espaço no exterior e, cada vez mais, o setor cervejeiro tem deixado de
ser apenas um hobby. Hoje, no Brasil, existem cerca de 270 microcervejarias, e
muitas começaram com panelas, no quintal de casa mesmo. Toda vez que tinha
churrasco em casa, Felipe fazia cerveja para os amigos. "Eu cheguei em um
ponto no qual eu estava tomando conta da minha casa com as minhas coisas da
cerveja", conta Felipe Viegas, proprietário da empresa de cervejas. Ele,
que nunca pensou em trabalhar na área, há cinco anos abriu uma cervejaria. E,
dentro da fábrica, a primeira escola cervejeira de Minas Gerais. 1.600 pessoas
já passaram pelo curso. "É bom demais. Dá orgulho quando você bebe e vê
que deu certo", diz Adriano Miranda, administrador de empresas. Com um
crescimento de 21% ao ano, o país produz hoje 70 milhões de litros de cerveja
especial. Minas Gerais é o estado com mais estilos diferentes: são 52. "Estamos
acrescentando também às nossas cervejas inúmeros ingredientes como casca de
laranja, coentro e doce de leite. Uma cerveja maravilhosa", diz Lícia
Costa Vieira, mestre cervejeira. "Ainda existe muito espaço para quem está
aí, querendo criar um produto de qualidade, uma cerveja realmente diferente
para estar acompanhando essa nova tendência", prevê Tiago Carneiro, dono
de uma empresa cervejeira.
(globo.com)