04 julho 2012

Supermercados serão obrigados a distribuir sacolas resistentes

O governo do Rio Grande do Sul vai obrigar os supermercados a fornecer aos clientes somente sacolas plásticas fabricadas de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas). O objetivo é priorizar o consumo de embalagens mais resistentes, evitar o desperdício e, assim, reduzir a quantidade distribuída.

A iniciativa, a ser implantada por decreto, é apoiada pela indústria do plástico e pelos supermercados gaúchos. Com sacolas mais duráveis e com capacidade de carregar mais mercadorias, o setor estima redução de 20% no total utilizado no Estado.

Segundo a indústria do plástico, o Rio Grande do Sul é pioneiro nessa regulamentação --alguns fabricantes que não seguiriam a regra porque produzem sacolinhas mais baratas, com quantidade menor de plástico.

A indústria afirma que a maioria das sacolas não é carregada completamente nos caixas dos mercados. Também diz que a medida representa um contraponto à restrição que vigorou em São Paulo até a última semana. As sacolas fora das normas custam menos, mas também são menos resistentes e mais finas. A ABNT manda a embalagem, por exemplo, informar quantos quilos suporta.
(Folha)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com