14 agosto 2025

MP "Brasil Soberano": Governadores da direita babaca poupam Trump e batem em Lula

O presidente Lula anunciou ontem a "MP Brasil Soberano" com um plano para preservar empregos e empresas, orçado inicialmente em R$ 30 bilhões. A regulamentação vai ficar para o Congresso. CNI e Fiesp elogiaram. Governadores de oposição, reunidos num encontro em São Paulo — Romeu Zema não estava —, preferiram ignorar a proposta e anunciaram que, com Lula, não há solução. E isso porque asseguram estar preocupados com o futuro do Brasil, não com eleição, se é que me entendem...


De Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (Goiás-União), Rainho Jr. (PSD-PR), Eduardo Leite (PSD-RS) e Romeu Zema (Novo-MG) se tira pouco ou quase nada contra o tarifaço porque não concebem que possa haver uma união nacional contra a agressão de que o país é vítima sem que isso implicasse o eventual fortalecimento de Lula. Ora, um entendimento seria obviamente possível em torno do interesse maior e depois que cuidassem das divergências. Mas não. Atrelados a Jair Bolsonaro, não têm autonomia para enfrentar um líder decadente, a caminho da condenação. Como lidariam com Donald Trump?


As linhas gerais da MP anunciada pelo governo foram aplaudidas pelas duas entidades empresariais, mas não pelos chefes do Executivo de alguns dos Estados mais atingidos pelas tarifas. Afinal, insistem, quem tem de sair é o presidente, que acusam de ser o responsável pela expedição punitiva de Trump, o que é escandaloso. Convém que nos lembremos da carta do presidente norte-americano enviada a Lula — ou quase, porque publicada em rede social — em que faz uma chantagem contra o Poder Judiciário: ou livra a cara de Bolsonaro, ou não há conversa. O que o presidente do Brasil tem a ver com isso?

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com