14 outubro 2024

Paciente infectada por HIV após transplante de rim: 'Eu não fiz nada para adquirir isso. O erro foi de pessoas irresponsáveis'

A felicidade de receber um novo rim e finalmente deixar de fazer hemodiálise deu lugar à indignação para uma dos seis pacientes infectados com HIV, após fazer transplante na rede pública de saúde do estado. Em entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, a mulher — que preferiu não se identificar— relatou que foi comunicada do caso no último dia 3 de outubro e encaminhada para uma unidade de saúde, onde fez um teste e constatou a infecção. Na época do transplante, os exames clínicos de dois doadores soropositivo feitos pelo laboratório PCS Lab Saleme, contratado pela Fundação Saúde, não atestaram a presença do vírus. Diante do ineditismo do caso, o Ministério da Saúde vai rever a portaria que regulamenta o Sistema Nacional de Transplantes. “É como se o chão se abrisse, sabe? Vai mudar a minha vida completamente, porque antes era só os meus remédios para não ter rejeição dos meus rins. Não fiz nada para adquirir isso. O erro foi de pessoas irresponsáveis. Minha família está revoltada, porque a gente entra lá com a maior confiança de que vai dar tudo certo”, disse ao “Fantástico”.

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com