25 dezembro 2023

Opinião: Neste Natal e rumo a 2024, a certeza de que dias melhores já vieram e virão

Quando a imprensa tem responsabilidade, reconhece esforços e resultados invulgares, como se dá com o governo Lula. "The Economist", insuspeita de simpatia pelo comunismo e mesmo por esquerdismos mais suaves, sustenta que três países se destacaram neste ano que termina: Brasil, Grécia e Polônia. A revista britânica afirma que Lula restaurou a normalidade democrática e chama a atenção para a redução do desmatamento na Amazônia. Nota que o petista sucede a "quatro anos do populismo mentiroso de Jair Bolsonaro, que espalhou teorias conspiratórias, paparicou policiais matadores, apoiou fazendeiros que incendeiam florestas, recusou-se a aceitar a derrota eleitoral e encorajou seus devotos a tentar uma insurreição. Tão relevante como combater o golpismo e recuperar isso a que o texto chama "normalidade", são as conquistas econômicas, que alguns especialistas na própria opinião consideravam impossíveis. Mesmo com um Congresso, em princípio, hostil, Lula conseguiu se articular para aprovar o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária e começou a desmontar o hospício em que se juntam desonerações, regimes especiais de tributação e a pura, simples e descarada sonegação. Neste Natal e rumo a 2024, com os votos de sempre e de rigor por dias melhores, observo: jamais incluam entre as favas contadas os direitos fundamentais garantidos pelo regime democrático. Se nos descuidarmos, a coisa desanda. O ódio costuma ser mais fiel do que o amor. E continua à espreita.

(Reinaldo Azevedo)

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com