As propagandas e discursos
dos candidatos à presidência da República devem se voltar às emoções dos
eleitores nesta reta final de uma das disputas mais acirradas da história eleitoral brasileira.
Próximos um do outro nas pesquisas e disputando cada voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão tentar passar a seus
apoiadores a esperança na vitória e estimular, cada vez mais, o medo do
adversário. Guardar o tom mais emotivo para os últimos dias de campanha é um
dos mandamentos do marketing político. Conseguir influenciar o debate nos momentos
que antecedem o dia da votação é muito importante, pois uma porcentagem do
eleitorado ainda decide o voto (ou mesmo se vai votar) na última hora. “O desafio fundamental dos candidatos é convencer seus
eleitores a irem votar, garantir a menor abstenção possível. E apelar para a
emoção é a maneira mais efetiva de conseguir isso. É dizer que a vitória está
próxima, mas depende do voto de cada um. Ambos os candidatos devem fazer isso e
resta saber qual terá mais sucesso”, avalia o cientista político João Villaverde,
pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV-SP. Lula e Bolsonaro
seguramente vão bater forte um no outro nesta última semana, como já vêm
fazendo ao longo da campanha, mas já há pouco espaço para uma desconstrução
capaz de fazer grande diferença, avalia o também cientista político André
César, da Hold Assessoria Legislativa.
22 outubro 2022
Reginaldo Monteiro

Administrador do Blog

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