17 julho 2022

Tentando vender ilusão: Pesquisas de intenção de voto distorcidas ganham espaço nas redes bolsonaristas

Pesquisas eleitorais e empresas do setor tornaram-se alvos preferenciais nas redes sociais da base do presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição. A tática, que ganha força à medida que o pleito se aproxima, passa pela circulação de dados falsos sobre intenções de voto, ataques diretos à credibilidade dos institutos e pela divulgação de enquetes sem valor estatístico e fotos de multidões como forma de medir a popularidade do presidente. Em paralelo, em menor número, políticos de diferentes partidos já começam a exibir resultados distorcidos para favorecer aliados e suas pré-candidaturas. Um caso recente é o de uma pesquisa falsa atribuída ao Paraná Pesquisas apontando Bolsonaro com mais de 70% das intenções de votos em oito dos 27 estados — os resultados foram desmentidos pelo próprio instituto. A publicação, que se espalhou em aplicativos de mensagens, afirma que Bolsonaro venceria no primeiro turno. Um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP/FGV) aponta que, entre 1° de junho e 5 de julho, a mensagem apareceu 35 vezes em 25 grupos de WhatsApp, em um universo de 172 grupos públicos monitorados. Além disso, 91,4% das aparições ocorreram nas duas últimas semanas. Em outro episódio, o Datafolha apareceu como fonte em uma postagem falsa compartilhada pelo WhatsApp que apontava Lula atrás de Bolsonaro no Estado do Rio, o oposto do resultado verdadeiro. Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), Duilio Novaes diz que o instrumento é a “bola da vez” dos bolsonaristas nas redes de fake news. 


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