Recentes indicadores de que o ano não
será tão ruim como previsto no início da pandemia não vão ajudar a salvar
empregos na indústria automobilística. As fabricantes de veículos têm hoje
quase 7 mil funcionários fora das fábricas, com contratos suspensos (lay-off),
e a maioria delas acredita não haver demanda que exija o retorno desses
empregados. Com base em dados das empresas e dos sindicatos de trabalhadores,
os programas de demissão voluntária (PDV) abertos nas últimas semanas têm como
meta atrair mais ou menos esse número de adesões. Não significa, porém, que as
empresas vão conseguir e a opção será demitir ou adotar novas medidas de
flexibilização. A produção de veículos caiu 44,8% até agosto, ante igual
período de 2019. A mão de obra foi reduzida em 4 mil postos, para 103,3 mil
trabalhadores, quase 5% a menos do que o total empregado há um ano, sem incluir
as empresas de tratores. Demissão nas montadoras significa redução de quadro
também nas fábricas de componentes. Fontes do setor calculam que 15 mil cortes
já ocorreram nas autopeças. No segmento, formado em sua maioria por pequenas
empresas, não há programas de voluntariado como aqueles feitos por montadoras,
com ofertas atrativas.
05 outubro 2020
Reginaldo Monteiro

Administrador do Blog

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