16 dezembro 2018

CUIDADOS: Oito dicas para o bem-estar dos idosos no verão


Com a chegada do verão, é preciso ficar atento à hidratação. O alerta é da geriatra Ana Catarina Quadrante. “O corpo dos idosos tem menor reserva de água do que o corpo de pessoas mais jovens. Além disso, seu mecanismo da sede, responsável por controlar o ‘nível de água no organismo’, funciona de forma menos eficiente, fazendo com que sejam mais sujeitos a desidratação”, explica a médica. O clima quente acentua o ressecamento do organismo. Se o corpo não consegue recuperar a água e os sais minerais, podem ocorrer sintomas como mal-estar, tontura, cansaço, sonolência, constipação, aumento dos batimentos cardíacos, dores de cabeça e até consequências mais graves, como infecções, insuficiência renal e quedas. Como incentivo para beber mais água, uma das dicas é aromatizá-la, por exemplo, colocando na jarra hortelã ou frutas, como rodelas e cascas de laranja ou limão. Isso faz com que o sabor fique mais interessante ao paladar dos mais velhos.
Como manter a hidratação
1 – Mesmo que o idoso não tenha sede, incentive a ingestão de líquidos como água, água de coco, sucos naturais a cada duas horas.
2 – O ideal é utilizar copos pequenos e com pouca água, mas várias vezes ao dia.
3 - Ofereça alimentos ricos em líquidos, como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés, gelatinas, entre outros.
4 - Bebidas açucaradas (como refrigerantes e sucos industrializados) não devem substituir a água.
5 - Uma dica é aromatizar a água com hortelã, ervas ou frutas, como rodelas e cascas de laranja ou limão.
6 - A cada oferta de medicação, aumente a quantidade de água no copo. Em vez de dar dois dedinhos, dê meio copo, por exemplo.
7 - Use protetor solar e roupas leves.
8 - Pratique atividade física em locais externos somente nos horários adequados, quando o sol não estiver muito forte.
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com