A divulgação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de
2015 mostra que cada vez mais estados têm dificuldade em cumprir as metas
projetadas para a educação brasileira a cada dois anos e, consequentemente,
para os objetivos traçados para 2021. O ensino médio, que segue estagnado desde
2011, é onde se pode perceber os obstáculos com maior clareza: em 2011, 11
estados e o Distrito Federal estavam abaixo da meta; em 2013, esse número pulou
para 22 e o DF; agora, já são 24 os estados que, assim como o DF, não
conseguiram chegar ao índice esperado. No ensino fundamental 2 (sexto ao nono
ano), a situação é menos flagrante, mas não deixa de preocupar: em 2011, apenas
sete estados estavam abaixo da meta; no Ideb 2013, o número subiu para 19,
incluindo o Distrito Federal. Já na divulgação do índice de 2015, 21 estados e
o DF descumpriram a meta. Já em relação aos anos iniciais do ensino
fundamental, em que todas as metas foram cumpridas em 2009 e 2011, dois estados
ficaram abaixo do esperado em 2013 e, agora esse número aumentou para três. Uma característica, porém, parece comum a todos os
estados: uma vez abaixo da meta, mesmo que haja avanços, é praticamente
impossível recuperar o tempo perdido e seguir evoluindo para alcançar as metas
seguintes.
(globo.com)