09 setembro 2016

EDUCAÇÃO EM CRISE: Ensino médio está estagnado desde 2011; 24 estados estão abaixo da meta

A divulgação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de 2015 mostra que cada vez mais estados têm dificuldade em cumprir as metas projetadas para a educação brasileira a cada dois anos e, consequentemente, para os objetivos traçados para 2021. O ensino médio, que segue estagnado desde 2011, é onde se pode perceber os obstáculos com maior clareza: em 2011, 11 estados e o Distrito Federal estavam abaixo da meta; em 2013, esse número pulou para 22 e o DF; agora, já são 24 os estados que, assim como o DF, não conseguiram chegar ao índice esperado. No ensino fundamental 2 (sexto ao nono ano), a situação é menos flagrante, mas não deixa de preocupar: em 2011, apenas sete estados estavam abaixo da meta; no Ideb 2013, o número subiu para 19, incluindo o Distrito Federal. Já na divulgação do índice de 2015, 21 estados e o DF descumpriram a meta. Já em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em que todas as metas foram cumpridas em 2009 e 2011, dois estados ficaram abaixo do esperado em 2013 e, agora esse número aumentou para três. Uma característica, porém, parece comum a todos os estados: uma vez abaixo da meta, mesmo que haja avanços, é praticamente impossível recuperar o tempo perdido e seguir evoluindo para alcançar as metas seguintes.
(globo.com)
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