O
empresário Rodrigo Malca nunca gostou de limitações. Durante a faculdade,
quando parava para comer em restaurantes fast-food, não ficava satisfeito com
os lanches padronizados e as poucas variações possíveis. Ao perceber que a
demanda também partia de outras pessoas, quis solucionar este problema. Para
dar início ao próprio negócio, o empresário precisou arriscar. Aos 24 anos,
havia acabado de concluir a graduação em engenharia e já estava empregado em
uma multinacional, onde recebia R$ 5 mil mensais. Após algum tempo de empresa,
um aumento insatisfatório – de apenas 1% – foi a motivação final que Malca
precisou para deixar a empresa e entrar de vez no mundo do empreendedorismo.
Nascia ali a Youburger, rede de lanchonetes que proporciona total
autonomia ao consumidor. A proposta da Youburger é permitir que o cliente
escolha todos os ingredientes, na ordem e quantidade que desejar, por meio de
terminais de autoatendimento espalhados pelas lojas. Ou seja, ao invés de pedir
o sanduíche montado para um atendente, o consumidor tem disponível um sistema
touchscreen em que pode selecionar o tipo de pão, carne e sobremesa que mais
lhe agradam. Após a escolha, é gerado um ticket, baseado na soma de todos os
ingredientes, para posterior pagamento.
(IG)