O novo estudo,
publicado na "Proceedings of the National Academy of Sciences",
realizado por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, sugeriu que listas de
compras encontradas na Terra Santa por volta de 600 a.C, podem ter alguma
relevância para o debate de um século sobre quando o corpo principal dos textos
bíblicos foi composto. Os pedidos por vinho, farinha e óleo parecem listas de
compras mundanas, apesar de antigas. Mas uma nova análise da caligrafia sugere que
a capacidade de ler e escrever era bem mais disseminada do que antes se sabia.
Eliashib, o intendente da remota fortaleza no deserto, recebia suas instruções
por escrito, anotações feitas em tinta em cerâmica pedindo que provisões fossem
enviadas para as forças no antigo reino de Judá. Isso foi pouco antes da
destruição de Jerusalém e do reino de Judá por Nabucodonosor, e o exílio de sua
elite para a Babilônia e antes de quando muitos acadêmicos acreditam que grande
parte dos textos bíblicos, incluindo os cinco livros de Moisés também
conhecidos como Pentateuco, foram escritos de forma coesa. Com base na análise
dos resultados, e levando em consideração o conteúdo dos textos, os
pesquisadores concluíram que pelo menos seis mãos escreveram as 18 mensagens
mais ou menos na mesma época. Até mesmo soldados das fileiras mais baixas do
exército de Judá, ao que parece, sabiam ler e escrever. Um dos argumentos mais
antigos para o corpo principal da literatura bíblica não ter sido escrito em
nada parecido com sua presente forma até depois da destruição e exílio, em 586
a.C., é que antes não havia alfabetização suficiente e nem escribas suficientes
para a realização de uma empreitada tão grande. Mas se a taxa de alfabetização
no forte Arad se repetir por todo o reino de Judá, que contava com cerca de 100
mil habitantes, haveria centenas de pessoas alfabetizadas, sugeriu a equipe de
pesquisa de Tel Aviv.
13 abril 2016
Reginaldo Monteiro
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