23 janeiro 2016

PEDERNEIRAS: Jauense negou fornecer nota fiscal de serviço que presta a estudantes

Resposta da empresa a uma solicitação de emissão de nota fiscal
Há vários anos a Auto Viação Jauense executa o transporte intermunicipal dos estudantes universitários e do Senai, residentes em Pederneiras. Também não tem sido poucas as reclamações sobre o serviço que tem prestado. O caso que vem à tona desta vez possui situação inusitada quanto ao rateio de pagamento do transporte de estudantes. A Prefeitura subsidia 50% do valor e os estudantes, individualmente, desembolsam os 50% restantes.

Documento que chegou ao blog (cujos nomes de pessoas omitimos para preservá-las) mostra que em 2013, a Jauense sonegou o fornecimento de nota fiscal a um contratante dela para o transporte de estudantes. Mais que isso, informou não ser possível a emissão de nota fiscal independente a qualquer aluno, “visto que emitimos uma única nf à Prefeitura Municipal de Pederneiras no valor total de todo o serviço mensal, já incluso a participação dos alunos e a própria PM”. Diz ainda que o contrato é feito com a Prefeitura através de licitação.

Entretanto, a cláusula 4 de um dos contratos que o blog teve acesso, afirma que o contratante (aluno) pagará à contratada (Jauense) mensalmente, pelos serviços prestados, o valor em reais referente à porcentagem não subsidiada pela Prefeitura de Pederneiras, esclarecendo que 50% é por conta da municipalidade e os outros 50% custeado pelo aluno.

Revelação surpreendente
Além da grave afirmação de que fornecia à Prefeitura uma única nota fiscal no valor total do serviço mensal (incluindo a participação dos alunos e da prefeitura), sugerindo que o documento fiscal era emitido com o dobro do valor que o Poder Público desembolsava à Jauense, sugere também a omissão de receita, prática combatida pela Lei nº 4.129 (Lei da Sonegação Fiscal).

O documento fiscal é um direito do consumidor e um dever do prestador de serviço, não podendo ser negado. O consumidor precisa estar alertar da importância de exigir a nota fiscal dos produtos e serviços que adquire. Assim, além de assegurar seus direitos, ajudam o Estado a manter os serviços básicos necessários à população. A nota fiscal é, portanto, mais que um direito. É um dever, uma prova.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com