Os secretários estaduais de educação querem o fim da divisão dos
conteúdos por disciplinas no ensino médio e tempo para uma formação
diversificada. A intenção é dividir os conteúdos obrigatórios em grande
áreas de conhecimento e que ocupem de 50% a 75% do ensino médio. No
restante do tempo, o estudante poderá escolher uma formação voltada apenas para
uma dessas áreas de acordo com o próprio interesse. A proposta deverá constar
no Projeto de Lei 6.840/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL
institui o tempo integral, ou seja, sete horas diárias no ensino médio. Neste
final de semana, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
reuniu-se em Manaus para definir um posicionamento em relação ao texto que está
proposto. Os secretários definiram que o ensino obrigatório deve ser norteado
pela Base Nacional Comum Curricular, que está em consulta pública. A Base para
o ensino médio deve ser o mais objetiva possível e deverá definir o que todo
estudante deve aprender na escola. A proposta da Base disponível já prevê a
divisão dos conteúdos em áreas do conhecimento - linguagens, matemática,
ciências da natureza e ciências humanas - modelo usado também na divisão das provas
do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os secretários propõe a inclusão de
um quinto eixo de formação: técnica e profissional.
(IG)