O próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos
no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias
seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e
Tocantins. Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até
4ºC acima da média. E, diante de uma primavera que já teve dias de calor
intenso em algumas regiões, muita gente já se prepara para o pior. É que, pela
primeira vez, se registra uma combinação inédita: a elevação da temperatura
média do planeta por conta do aquecimento global e um fenômeno El Niño muito
intenso. De acordo com especialistas, o mundo já está 0,8ºC mais quente por
conta do aquecimento global provocado pela ação humana. E tudo indica que 2015
deverá ser o ano mais quente já registrado. Para piorar, a previsão para este
ano é de que tenhamos um super El Niño, ou mesmo um El Niño monstro, como já
vem sendo chamado; dos mais intensos já registrados. O fenômeno está
relacionado ao aquecimento das águas do Pacífico Sul e, em geral, à elevação
das temperaturas globais. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o
EL Niño deste ano pode ser tornar um dos quatro mais quentes dos últimos 65
anos. O climatologista Carlos Nobre, atualmente na presidência da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), diz que já é possível
saber que o próximo verão será seco em várias partes da Amazônia e também
registrará menos chuvas do que a média no Nordeste. O Sul do país, por sua vez,
será castigado por chuvas mais intensas. A grande incógnita para os
especialistas é o que acontecerá no Sudeste. A estiagem registrada nos últimos
dois anos - com graves consequências para os níveis dos reservatórios de água -
pode agravar ainda mais o problema, se voltar a se repetir. Setembro foi de
chuvas na região, mas, novamente, não há ainda como prever como será o próximo
mês.
(BBCBrasil)
