Um estudo do Unicef em grandes cidades brasileiras mostra um
quadro preocupante no ensino fundamental entre crianças de 6 a 14 anos: de cada
quatro alunos, um está bem atrasado nos estudos. É o caso de Luana, de 10 anos.
Ela está na terceira série, mas sua idade deveria corresponder ao quinto ano do
ensino fundamental. A menina não está sozinha. Em sua escola em Manaus, 39
colegas se encontram na mesma situação. De um milhão e oitocentas mil crianças
das redes municipais de ensino de oito capitais brasileiras, pelo menos 430 mil
estão mais de dois anos atrasadas em relação ao conhecimento esperado para a
idade. O estudo foi feito em Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador,
São Luís e São Paulo. Segundo dados do fundo da ONU, a violência é um dos
motivos desta defasagem. A capacidade de aprendizado dos jovens depende de
diversos fatores: do ambiente escolar, do preparo dos professores, do histórico
familiar e até da comunidade onde vivem. Como se dedicar aos estudos em um
bairro violento? Quem consegue se concentrar com fome? E quando as dificuldades
são muitas, o jeito é às vezes largar a escola.
(Band)