Unimed Rio, Unimed Paulistana e
Golden Cross são as campeãs de reclamações no ano entre as 50 operadoras de
planos de saúde com o maior número de clientes no País, mostra levantamento
inédito feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com base em dados da ANS
(Agência Nacional de Saúde Suplementar), obtidos por meio da Lei de Acesso à
Informação. O mau desempenho das três empresas coincide com o período posterior
à transferência de quase 200 mil clientes da Golden Cross para a Unimed Rio, em
outubro do ano passado. Na ocasião, a primeira optou por abandonar o mercado de
planos individuais e passou a carteira de clientes para a segunda. De janeiro a
agosto deste ano, a Unimed Rio teve 3.632 queixas na ANS, uma média de uma
reclamação para cada 317 clientes. A segunda colocada, a Unimed Paulistana,
teve 2.119 queixas, uma para cada 356 beneficiários. Em terceiro lugar aparece
a Golden Cross, com 1.055 reclamações, uma para cada 381 consumidores.
Completam o ranking das dez empresas com mais queixas Allianz, GreenLine,
SulAmérica, Amil, Prevent Senior, Santamália e Seguros Unimed.
(R7)