Em parceria com a Itaipu Binacional, a Scania
apresenta um ônibus movido a titica de galinha. O projeto, que já existe na
Europa, chega ao Brasil ainda nesta semana. A
ideia surgiu ano passado, quando o fabricante trouxe, da Suécia, um chassi 6x2
da linha K movido a gás natural. A Itaipu, na época, já produzia biometano para
geração de eletricidade e combustível, então fechou a parceria com a Scania
para aplicar a tecnologia nos veículos. O motor traseiro, de cinco
cilindros e 9 litros, foi projetado para queimar gás natural veicular (GNV).
Também ganhou câmara de combustão especial, que não deixa resíduos de metano e
queima todo o combustível. Com isso, a Scania conseguiu ter, no propulsor,
força em baixas rotações e uma curva de torque similar à de um ciclo Diesel.
Tudo começa na Granja Haacke, em Santa Helena (Paraná), a 100km da Usina de
Itaipu. Nesta, 180 mil galinhas garantem a produção de ovos e de excrementos, que
são captados por dutos especiais e levadas a um biodigestor. Os dejetos, então,
são degradados por microorganismos e finalmente é gerado biogás e
biofertilizante. Passando por uma filtragem para eliminar outros gases,
o biometano garante 90% de pureza. Depois, são envazados em cilindros e
transportados até um posto de abastecimento dentro de Itaipu. O
biometano vira combustível, abastecendo oito caminhões da frota da granja e o
ônibus Scania que transporta alunos dentro da área da usina. O abastecimento se
dá como em veículos movidos a gás natural veicular.
(Band)