O ano de
2020 ainda está bem longe, mas para a Johnnie Walker é "logo ali",
como diria Fernando Vannucci. De olho no seu bicentenário, a marca escocesa de
uísques deu início às comemorações de aniversário com uma contagem regressiva
em forma de sete garrafas. Entre 2014 e 2020, a empresa vai
lançar uma limitada e exclusiva edição por ano, e a primeira da coleção de
aniversário "John Walker & Sons Private Collection" acaba de
desembarcar no Brasil. A edição de 2014 é um "smoky blend" maturado
em 29 barris da reserva particular de Jim Beveridge, o homem por trás dos
uísques da marca escocesa. Dos 29 barris, 8.888 garrafas foram produzidas, e
destas 8.888, 138 serão vendidas aqui. Gerente de marcas de luxo da Johnnie
Walker, Fernando Levy explica que Beveridge inspirou-se em
duas regiões da Escócia para criar o sabor do destilado: Highlands (terras
altas, em inglês) e as ilhas na parte oeste do país. "Você percebe notas
de frutas vermelhas e de mel em homenagem às Highlands, e as notas marinhas são
uma referência às ilhas, principalmente Islay", diz. Soa como papo de
pescador para quem é leigo, mas em uma degustação conduzida por Levy, é
possível sentir o doce e o salgado no olfato e no paladar. A garrafa, azul, é
outra referência às ilhas, e Fernando revela que a edição de 2015 será de outra
cor, o que pode dar algumas dicas das características do que vem dentro dela:
"Vai ser avermelhada, tom amadeirado, mais intenso. Vai homenagear outras
regiões da Escócia".
(IG)