26 novembro 2012

Saiba como lidar com aquele colega que pensa ser seu chefe


Quando um profissional ingressa em uma empresa, é natural que funcionários com mais tempo de casa o ajudem a lidar com as tarefas e a rotina do escritório. Mas isso pode se tornar um problema se, passado o período inicial de reconhecimento, os mais antigos se sentirem no direito de dar ordens e agir como chefe frente aos novatos.  "O problema é como as pessoas se colocam, às vezes sem querer. Tanto o mais velho, que se sente ameaçado e fica na defensiva, quanto o mais jovem. 

Tem gente que já se coloca numa posição inferior criando uma subordinação que não existe", afirma Ylana Miller, professora do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais) e sócia-diretora da empresa de desenvolvimento profissional Yluminarh.    

João Baptista Brandão, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (Fundação Getulio Vargas) e proprietário do iBrand, instituto de desenvolvimento profissional e gerencial, diz que a postura da corporação pode estar na raiz deste tipo de comportamento. "Algumas empresas têm uma cultura de que os mais velhos são mais importantes, e essas pessoas querem mostrar isso para marcar território. Isso estabelece uma relação de opressão".

"Liderança depende de consentimento. A pessoa pode tentar o quanto quiser se mostrar líder, mas se o outro não entender que ela é líder naquela situação, ela não vai liderar", explica Elza. Ela afirma que o ajuste na relação deve partir do novato. "Com o tempo, essa pessoa acaba sendo neutralizada pelo fato de que você também passa a conhecer o serviço e pode até superá-la em termos técnicos. Invista na própria competência e, quando tiver oportunidade, sem ser exibicionista ou puxa-saco, mostre isso para equipe e para o chefe".
(Bol)
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