25 julho 2012

ZÉ 45 e JOÃO 45: "Vamos criar Pronto Atendimento Infantil para humanizar saúde"


Programa deve diminuir número de internações sem necessidade e evitar que crianças tenham contato com adultos doentes

Reafirmando o compromisso de resgatar a qualidade do serviço da Santa Casa e de melhorar a saúde em Pederneiras, José Eduardo Cury Salemi, o Zé da Purina, e Jonilce Pranas, o Joãozinho da Farmácia, candidatos a prefeito e vice-prefeito pelo PSDB, apresentaram a proposta para a criação de um PAI – Pronto Atendimento Infantil. Um hospital especializado no atendimento de crianças, com equipe multiprofissional e foco em casos de urgência e emergência.

O pronto atendimento será realizado em um espaço com infraestrutura diferenciada. Além do consultório, o projeto inclui brinquedoteca e fraldário. “Idealizamos um espaço que contará com salas de triagem e espera com temas lúdicos, para facilitar a adaptação da criança ao tratamento médico. O novo modelo reduz o tempo de espera, aumenta a satisfação da criança e diminui a angústia dos pais. O objetivo do Pronto Atendimento Infantil é impedir que crianças sejam encaminhadas para internação sem necessidade e evitar que tenham contato com adultos doentes”, explicou Zé da Purina. “Este é um compromisso com a saúde da família, com o bem-estar das crianças, com a humanização dos serviços. Vamos garantir um atendimento personalizado e ágil para os pais que se encontram numa emergência”, completou o candidato a prefeito.

Joãozinho da Farmácia afirma que ter um pediatra de plantão fará toda a diferença para os pais, principalmente quando se deparam com situações de emergência. “Mais de 90% dos atendimentos em pediatria não exigem internação e o PAI possibilitará que essas crianças recebam atenção profissional padronizada. Os casos que dispensarem internação serão solucionados com rapidez. Nos demais, o paciente irá se recuperar em tempo menor porque receberá tratamento humanizado”, define Joãozinho.

O PAI vai contar com uma equipe multiprofissional composta de pediatras, ortopedistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas em atendimento infantil. “O diferencial será o ambiente de atendimento, que não terá o perfil de hospital. Será uma estrutura física planejada para ser um espaço condizente com essa faixa etária, com atividades lúdicas coordenadas por profissionais da área, além de salas de vídeo e cursos educativos”, lembra Joãozinho.

Os candidatos informaram também que têm estudado a viabilização do PAI e que o governo federal disponibiliza recursos para projetos desse tipo. “O Ministério da Saúde, em seu orçamento anual, destina dinheiro para construção de unidades de atenção especializadas em saúde infantil. Vamos buscar esses recursos”, destaca Zé da Purina. “Pederneiras terá uma unidade de saúde à altura das necessidades das crianças. Vamos voltar a ser um município referência em saúde”, acrescenta Joãozinho.


Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com