Alguns sintomas como tristeza, agonia, melancolia, falta de vontade de sair de casa e desejo de colocar fim à própria vida são os principais sintomas de uma doença que atinge muitos brasileiros: a depressão afetiva.
A carência afetiva é um mal que atinge todas as faixas etárias, culturas e classes sociais. É pior que a gripe, que vem e vai embora, é uma doença que pode matar, um mal que consome as pessoas silenciosamente.
A indiferença da sociedade atual face aos problemas do mundo faz com que as pessoas sintam-se sozinhas e carentes. Preferimos fechar os olhos ao que se passa ao nosso redor (e mesmo fora dele!) do que enfrentar a realidade da vida dos outros, dos seus problemas. Há cada vez mais pessoas solitárias enquanto a população cresce.
Geralmente ela acontece quando a pessoa não consegue atingir o objetivo e acaba tornando-se fria e ausente. Na psicanálise, depressão e melancolia estão relacionadas a perda. Pode ser por morte de um ente, um amigo que partiu ou perda de identidade. E isso pode ser refletido em diversas doenças modernas, como síndrome do pânico, anorexia, bulimia, dismorfia corporal, amor patológico, agorafobia, entre outras.
Todo mundo já deve ter ouvido que alguém está depressivo, mas isso é muito mais sério do que muita gente imagina. A depressão é uma doença que atinge uma parte considerável da população ao redor do mundo.
Os motivos para o surgimento dessa patologia são inúmeros. Em uma sociedade que cobra o culto ao corpo, é robótica e até fria. Há quadros de depressão em que a pessoa não consegue atingir o objeto desejado, tornando-se triste e ausente.
Por isso, é importante ficar atento nas atitudes dos familiares e amigos. De repente, eles estão precisando de ajuda e nem sabem. O tratamento com um profissional pode chegar a salvar vidas.
O dia que as pessoas compreenderem que a solução está dentro delas mesmas, então o mundo terá uma chance de sair desse caos. Quem quer ser amado, ama! Se quer receber um sorriso, sorria! Se quer carinho, dê ternura até não aguentar mais. Quer atenção? Ser atencioso é o caminho!
Talvez não funcione imediatamente. É um remédio que precisa de um tempo para começar a fazer efeito. Mas, quando a pessoa estiver curada interiormente, vai ser outra, de maneira tal que será impossível não receber de volta a felicidade que espalhou. Temos a mania de querer comprar tudo. Mas muitas coisas da vida precisamos plantar, cuidar e colher com nossas próprias mãos. Nem tudo se vende e se compra e afeto faz parte dessas raras coisas.
0 comments:
Postar um comentário